Trabalhos
 

 

Resumo

DO PEQUENO HANS AOS BEBÊS: CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA CLÍNICA PSICANALÍTICA DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Autoras:

Daniela Túlio Dias Tescari (Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae)
Pediatra com atuação em neonatologia, especialista em amamentação pelo IBLCE, Psicanalista infantil e membro do Grupo Laço: estudos, clínica e intervenção precoce com bebês do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae

Luciana Almeida Lima (Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae)
Psicóloga, Psicanalista Infantil pelo Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, co-coordenadora do Grupo Laço: estudos, clínica e intervenção precoce com bebês do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae.

Mara Lucia Evangelista (Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae)
Psicopedagoga, Psicanalista Infantil pelo Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, co-coordenadora do Grupo Laço: estudos, clínica e intervenção precoce com bebês do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae.

Historicamente, temos no caso do pequeno Hans a primeira aproximação clínica da psicanálise com a criança. Decorridos 100 anos muito do campo da psicanálise com crianças e da constituição do psiquismo foi desbravado, culminando em práticas teórico-clínicas cada vez mais precoces, ultrapassando limites e lançando-nos desafios conceituais e técnicos consonantes com as transformações sociais e tecnológicas da sociedade desde então. A clínica psicanalítica de intervenção precoce expressa vivamente este desenvolvimento. Pretendemos aqui situar historicamente o surgimento e evolução da clínica psicanalítica de bebês, ressaltando suas particularidades, controvérsias e desafios. Para isso, faremos uma digressão histórica sobre os conceitos de infância e psicanálise da criança, configurando o campo de inserção da clinica de bebês e o próprio advento da entidade bebê, para desse modo contextualizar o cenário atual dessa prática desafiadora, emergente e ainda polêmica. Paralelamente, pretendemos também situar historicamente a inserção da psicanálise de crianças e da clinica de bebês no Instituto Sedes Sapientiae, instituição a qual este Grupo encontra-se vinculado.