Trabalhos
 

 

Resumo

FRANÇOISE DOLTO. A TRANSMISSÃO DE UM PENSAMENTO

Autora: Grace Lagnado

Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

Os 100 anos de psicanálise com crianças coincidem com os 100 anos do nascimento de Françoise Dolto. Ao lado de Jacques Lacan, Françoise Dolto foi figura de proa no cenário psicanalítico da França. Não fundou escola ou instituição, mas difundiu um modo singular e particular de análises de crianças.

Sensível à causa da criança e do adolescente, ela inspirou a atual causa dos bebês ao definir o infans como um ser de linguagem e de comunicação. De certo, contribuiu para os fundamentos teóricos na prevenção de questões constitucionais e relacionais da primeira infância.

Dolto sabia conversar na língua das crianças, traduzir seus pensamentos, engajá-las no processo analítico (com o pagamento simbólico) e, mais especificamente, expressar os processos perceptuais, cognitivos, afetivos, corporais e de linguagem. Determinada em dar à criança um lugar de sujeito de seu desejo, ela enfatizava que todo trabalho do psicanalista precisava encontrar palavras para alcançar a imagem inconsciente de corpo, base do narcisismo da criança.

É deste modo que inventou dois conceitos teóricos: a imagem inconsciente do corpo e as castrações simbolígenas.

Ainda hoje, ela continua sendo alvo de críticas tanto do meio psicanalítico que não a considera uma personalidade expressiva no arcabouço teórico da psicanálise quanto da mídia que confunde legitimar o desejo da criança com realizá-lo.

Minha exposição pretende abordar a especificidade da prática e teoria de Françoise Dolto, seu estilo próprio, intuitivo e inventivo de compreender as manifestações do inconsciente. Como em dezembro 2008, eu estive em Paris no colóquio internacional realizado em sua homenagem ( Françoise Dolto: actualité d une pensée.1908-2008 ) onde estiveram presentes alguns de seus colegas (J-D Nasio, Jean-Pierre Winter, Jacques Sedat, Myriam Szejer, entre outros), parece-me oportuno dar testemunho do dinamismo de seu pensamento como uma via de transmissão para a terceira geração de psicanalistas.