Trabalhos
 

 

Resumo

PEQUENO HANS SOB INTERVENÇÃO PRECOCE

Autoras:

Magaly Miranda Marconato Callia (SEDES, SBPSP)
Psicanalista. Membro filiado à SBPSP, docente do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Londres (LSE)

Maria Cecília Pereira da Silva (SEDES, SBPSP, UNIFESP)
Psicanalista. Membro Efetivo, Analista de Criança e Adolescente e Docente da SBPSP. Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia da Educação pela PUCSP. Membro do Departamento de Psicanálise de Criança e Professora convidada do Curso de Intervenção Precoce do Instituto Sedes Sapientiae. Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela PUCSP. Coordenadora do Grupo Pais-bebê do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. Colaboradora do Setor de Saúde Mental do Depto. de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mariângela Mendes de Almeida (SEDES, SBPSP, UNIFESP)
Psicóloga e Psicoterapeuta, com Mestrado e especialização pela Tavistock Clinic (Associada Clínica de 1988 a 1993) e University of East London. Membro do Depto. de Psicanálise de Criança do Instituto Sedes Sapientiae, docente do Curso de Introdução à Intervenção Precoce na Relação Pais-Bebê. Psicanalista em formação pela SBPSP. Participante do Setor de Saúde Mental do Depto. de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Neste trabalho procuramos acompanhar passo a passo as intervenções realizadas por Freud junto aos pais do Pequeno Hans procurando apontar como já se instalavam aí os primórdios de um modelo de Intervenção nas Relações Iniciais Pais e Filhos.

Assinalamos a importância de se intervir precocemente na relação pais-bebês contribuindo para que se estabeleçam redes de sentido com a compreensão e o diálogo com os aspectos do mundo infantil, e para o fortalecimento da parentalidade e dos vínculos iniciais favorecedores do desenvolvimento.