Trabalhos
 

 

Resumo

COMUNICAÇÃO CLÍNICA A RESPEITO DE UM CASO DE SONAMBULISMO:
O DORMIR E O SONHAR

Autor: Paulo Jeronymo Pessoa de Carvalho (Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientes)

Psicólogo formado pelo Instituto de Psicologia da USP, psicanalista membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientes. Membro do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Psicanálise com Crianças, deste mesmo Departamento, assim como do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Dinâmicas Grupais. Coordenador deste último.

O trabalho trata da elaboração teórica de um caso que ainda atendo, de um garoto que hoje tem 11 anos e que começou seu atendimento aos 8. Tratava-se, nas queixas iniciais, de uma importante questão de sonambulismo e terrores noturnos, que perturbavam intensamente a vida desse menino, assim como de toda a família.

As questões trazidas à analise se colocam de modo muito interessante na fronteira e na interface de modelos psicológicos e neurológicos: as questões relativas ao sono e as suas perturbações, o sonambulismo, os terrores noturnos e o eixo central que vem conduzindo a compreensão psicanalítica deste caso, a capacidade de sonhar.

O esforço desse trabalho será pensar um modelo metapsicológico que possa sustentar a compreensão, em primeiro lugar, de uma nosografia psicanalítica adequada à descrição de tal patologia; depois, pensar uma ordem de sentido a uma perspectiva de transformação psicoterapêutica.

A vertente teórica principal que utilizaremos será o modelo bioniano do desenvolvimento do aparelho psíquico e, especialmente, suas considerações a respeito do sonho e da capacidade de sonhar do sujeito. Além disso, usaremos alguns avanços nesses territórios propostos por Danald Meltzer e por René Kaës. Algumas vinhetas clínicas serão utilizadas para ilustrar o raciocío clínico utilizado.