Trabalhos
 

 

Resumo

ENTREVISTAS INICIAIS NUM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL PÚBLICA: EFEITOS DA ESCUTA PSICANALÍTICA

Autora: Vera Blondina Zimmermann

Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Doutora em Psicologia Clínica-PUC/SP, Coordenadora do CRIA (Centro de Referência da Infância e Adolescência da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina), publicações recentes: co-autora do livro  Singularidade na Inclusão-estratégias e resultados , São José dos Campos, Pulso Editorial, 2007; autora do livro  Adolescentes estados-limite- a instituição como aprendiz de historiador, São Paulo, Escuta, 2007; autora de E as meninas estão chegando...e brigando... , in ALONSO, Silvia. e outros.   Interlocuções sobre o feminino na clínica, na teoria, na cultura, Edit. Escuta, 2008.

A partir da explicitação de um modelo de entrevistas iniciais de um serviço de saúde pública de São Paulo (CRIA- Centro de Referência da Infância e da Adolescência da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina), fundamentado pela psicanálise, pretende-se discutir resultados de uma investigação clinica/qualitativa feita com uma amostra de pacientes que buscou atendimento nesta instituição.

A partir de conceitos básicos como queixa, demanda, sintomas, quadros psicopatológicos na infância, intervenção e tratamento, analisam-se questões fundamentais pertinentes a clinica com crianças. Focalizam-se, a partir de exemplos clínicos, várias formas de escuta e de intervenções possíveis nas instituições públicas de saúde mental, via equipe multiprofissional, recortando problemáticas relacionadas com a singularidade dos casos e com a realidade sócio-cultural brasileira.