Trabalhos
 

 

Resumo

A CRIANÇA, SUA DOENÇA E O HOSPITAL COMO ESPAÇO TERAPÊUTICO

Autora: Maria Laurinda Ribeiro de Souza
Psicanalista membro do Departamento de Psicanálise e professora do curso de Psicanálise. Experiência em trabalhos institucionais como psicanalista e supervisora institucional. Autora de "Mais além do Sonhar" – em parceria com Ada Morgenstern, "Marco Zero, 2003 e Violência" – Casa do Psicólogo, 2005, entre outros.

O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento do percurso de vários analistas em sua prática hospitalar – espaço onde atuaram, entre outros, Dolto, Winnicott e Arminda Aberastury – e localizar, em São Paulo o início dessa prática ligada ao HC e ao Hospital "Menino Jesus" e sua ampliação, posterior, para toda a rede pública hospitalar, do município.
Pretendo, também, fazer um recorte de minha experiência como analista num hospital geral privilegiando:

• a importância de se criarem possibilidades de circulação das crianças e acompanhamento de seus movimentos durante o processo de internação;

• a dificuldade de se ampliar, no espaço hospitalar, a função terapêutica para além dos cuidados médicos;

• as resistências por parte da equipe e do próprio analista;

• a abertura para o estabelecimento do setting e do campo transferencial;

• relato de situações clínicas onde se explicitam alguns aspectos dessas questões: a entrada numa UTI infantil, o percurso na pediatria, o confronto-encontro com o poder médico, as alianças com outros profissionais, o cuidado com a criança doente e sua apropriação dos espaços de cura.