31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

Psicanálise e interdisciplinaridade: por um saber que falta

Cristiani M.Beltran Fanti
Psicóloga, formada desde 1992, mestre em Psicologia do Desenvolvimento – UFBA atuou como Professora Universitária em Salvador em cursos de psicologia, participante de Instituições de Psicanálise em Salvador e trabalha em consultório atendendo crianças e adolescentes.

Resumo

A clínica com crianças que apresentam comprometimento no desenvolvimento tem feito com que os psicanalistas cada vez mais recorram ao trabalho interdisciplinar, devido a necessidade de intervir a partir de outros saberes. É uma aposta em saberes necessários para cooperar em diferentes direções, e sustentados na operação psicanalítica.
Entende-se que o termo desenvolvimento abrange todas as modificações pelas quais passa um ser humano, ao longo de sua vida, incluindo o biológico, psíquico e social.
O presente trabalho visa apresentar um estudo de caso de um menino de 6 anos, que após sofrer um quadro de encefalite viral aos 4 anos, teve diversas perdas durante a internação, tais como cegueira e surdez, e após a alta apresentou comprometimento no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, tendo sido diagnosticado inicialmente como dentro do espectro de autismo (Transtorno do Espectro Austista).
Considera-se que a doença trouxe para esta criança, uma interrupção do circuito pulsional, tal qual apontam os trabalhos de Marie-Christine Laznik na clínica do autismo. Em congruência com esta perspectiva, a analista trabalhou para que a criança conseguisse refazer o circuito pulsional, intervindo para que a mãe pudesse funcionar como Outro, permitindo a criança completar o circuito pulsional. Através da psicanálise considera-se que foi possível o reinvestimento libidinal e a regularização do circuito pulsional, para que a criança retomasse o seu desenvolvimento.
Foi feito um trabalho interdisciplinar entre Terapeuta Ocupacional, Psicopedagoga e a Psicanalista, através do atendimento clínico em análise,  terapia de integração sensorial e o acompanhamento escolar.

No âmbito da psicanálise foi muito significativo para os pais a transferência que se estabeleceu com a analista, para que estes pudessem acreditar que através do saber da mesma, poderiam confiar no trabalho em equipe necessário para intervir na terapêutica com a criança obtivesse bons resultados.


Palavras-chave: interdisciplinaridade – autismo – transferência – desenvolvimento.