31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

Uma mosca no "Inferno de Dante"

Denise de Sousa Feliciano
Psicóloga e psicanalista. Mestre e doutora - IPUSP-SP; professora IPUSP- SP,membro efetivo no Depto. Psicanálise da Criança – Sedes e docente nos cursos: `Introdução a Intervenção Precoce na Relação Pais Bebê' e ' Amamentação e Psiquismo: Reflexões'; membro filiado na SBPSP.

Resumo

A partir de fragmentos de duas sessões de análise de um adolescente com queixa de recusa alimentar, a autora tece considerações sobre a dinâmica que se passa na sala de análise entre analista e analisando, quando num dado momento parece haver uma possibilidade de elaboração de vivências sádicas muito primitivas a partir da reação à presença de um inseto em sala de análise.
A ilustração clínica abre possibilidade para um passeio pela teoria kleiniana  da sexualidade infantil, nas relações fantasiadas com o seio, pelo caráter emblemático de representante simbólico das angústias primordiais e da dinâmica de sadismo que as sessões mencionadas adquirem.

O sintoma mobilizador da busca de análise pelos pais do paciente, sua alimentação restrita a poucos alimentos, revela o caráter primitivo de seu mundo mental e a dissonância com sua idade cronológica.