31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

Metodologia IRDI - uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise

Maria Eugênia Pesaro
Psicóloga; Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP;  Membro da equipe do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica; coordenador de projetos do Centro de Referência do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

Maria Cristina Machado Kupfer
Psicanalista, Professora Titular do Instituto de Psicologia da USP; presidente do conselho de administração do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica.

Resumo

Sabe-se que os cuidados dirigidos às crianças na primeira infância podem diminuir significativamente a incidência de transtornos mentais tanto na infância como na idade adulta. Considerando que os profissionais de educação infantil estão ao lado dos familiares nos cuidados e na educação das crianças pequenas, assumindo também uma função formativa, entende-se que esses profissionais precisam estar preparados para acompanhar a constituição psíquica das crianças sob seus cuidados. O presente trabalho pretende apresentar as  fundamentações teóricas, com seus impasses que levaram à sua elaboração e as reflexões iniciais, de um novo projeto de pesquisa e de intervenção que tem como objetivo avaliar o uso da metodologia IRDI como instrumento de promoção de saúde mental de crianças em instituições de educação infantil. A metodologia IRDI é constituída por: 1) formação teórica sobre a constituição psíquica dirigida aos professores de creches; b) acompanhamento em serviço dos professores; c) aplicação, por monitores, de 31 indicadores clínicos de desenvolvimento infantil para a avaliação e o acompanhamento das crianças de zero a dezoito meses que estão sob os cuidados dos professores formados e acompanhados pela metodologia IRDI. As questões a serem apresentadas neste trabalho referem-se as modificações propostas para a pesquisa nas creches: se antes (na pesquisa multicêntrica original) se tratava de proporcionar ao pediatra um roteiro para acompanhar a relação do bebê com seu cuidador, agora se trata de usar o IRDI como acompanhamento da relação que um professor estabelece com cada bebê que está sob seus cuidados. Nessa metodologia, é o próprio professor que estará implicado nessa relação; ele não estará colocado em uma posição de observador, como estava o pediatra na pesquisa original e, os IRDIs não serão auto-aplicados. Deve haver, porém, um acompanhamento de uma terceira pessoa, que ajude o professor a tomar certa distância perante o que ele próprio está acompanhando. Para isso, contará, durante a pesquisa, com o auxílio de um monitor treinado para esse fim que deverá fazer, como diz Claude Boukobza, o holding do holding, isto é, a oferta de uma sustentação ao professor que sustenta o bebê para que os encontros e desencontros da professora no exercício da continuidade da função exercida pela mãe possam ter lugar no campo da educação infantil. Discute-se aqui se a metodologia IRDI agora sustentada na relação transferencial que precisa estar na base do acompanhamento do monitor do trabalho com a professora (“holding do holding”), poderá levar o psicanalítico ao coração das creches, no sentido de manter em andamento alguns eixos dessa função materna de modo a impedir que se rompa o laço mãe-bebê de forma precoce e antecipada e, desta forma, manter um lugar para o sujeito.


Palavras-chave: constituição psíquica, intervenção precoce, bebês, educação, psicanálise.