31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

Questões sobre a transferência na clínica de crianças com gagueira

Maria Inês Tassinari
Psicanalista, fonoaudióloga, mestre em fonoaudiologia PUCSP, doutora em psicologia clínica PUCSP.

Resumo

A gagueira está fragilmente sustentada como patologia nos cânones da medicina clássica, uma vez que lhe falta um dos pilares desse sistema de significação e tratamento que é a etiologia orgânica. Configurou-se, portanto, em torno desse sintoma, um campo de dúvidas e certezas com desdobramentos diversos e divergentes no modo de tratá-lo.
No geral, as crianças melhoram da gagueira quando os pais se dão conta do atravessamento dos seus ideais e projeções no modo como escutam o filho ou, ainda, quando percebem o peso desmesurado atribuído à fala da criança. A condição da criança é definida pelo vir a ser, por estar em constituição e, por isso, submetida a uma especularidade, um ideal, mas ao mesmo tempo ”à condição temporal de um inédito incomensurável” (VORCARO, 2004:25)1.

Os efeitos da transmissão não se reduzem a produção inequívoca de um simulacro dos desejos inconscientes dos pais, haja vista que a criança se posiciona frente a determinados imperativos especulares. Consideramos que, embora a criança esteja sendo significada numa trama discursiva que a determina pela anterioridade lógica da linguagem na supremacia do significante, ela se move de forma singular nessa rede, em nuances performáticas sem precedentes.
Sendo a gagueira o fator que instaura a queixa, esta orienta a escuta para o que supomos existir para além da gagueira, onde podemos encontrar o sujeito que, apesar de parecer dominado pelo Outro, abre pelo sintoma a entrada para um outro – terapeuta- que pode recriar o sentido do sintoma e, consequentemente, a posição do sujeito que por ele se expressa.

Por quais aspectos transferenciais é que o terapeuta pode sustentar com o paciente um novo jeito de dizer (de se dizer)? Talvez a posição ocupada por aquele que está como suposto saber sobre a fala autorize a criança a falar, o que diminui ou divide o poder dado aos pais, ou, mais particularmente, à mãe, que vai ou não permitir que a entrada de um terceiro seja de fato significativa e lance o discurso da criança para outras demandas que não só para as dela em relação ao filho idealizado.

Tais hipóteses serão explanadas a partir do caso de Bernardo, de seis anos, mediante o qual poderemos ver que a gagueira está imbricada na lógica das operações de subjetivação, marcadamente vividas no contexto da conflitiva edípica. Nesse caso vemos com clareza como o sintoma na fala pode estar associados ao modo como os traços identificatórios são produzidos pela referência simbólica ao pai.


1. A criança na clínica psicanalítica. Rio de janeiro: Companhia de Freud, 2004

Palavras-chave: constituição psíquica, intervenção precoce, bebês, educação, psicanálise.