31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

A clínica com crianças autistas responde sobre suas causas?

Mira Wajntal
Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Participou da equipe fundadora do Hospital-Dia Infantil da Mooca e do CAPS infantil da Mooca por 14 anos, desenvolvendo trabalho com crianças e suas famílias. É autora do livro “Uma Clínica para a Construção do Corpo”, Via Lettera, SP, 2004. e organizadora do livro: “Clínica com crianças: enlaces e desenlaces”, Ed. Casa do Psicólogo, SP, 2008.

Resumo

A clínica psicanalítica com crianças autistas vem produzindo resultados que proporcionam avanços metapsicológicos, principalmente em relação à compreensão dos destinos da pulsão, e a instauração do circuito pulsional. O que não necessariamente produz um saber correspondente sobre suas causas etiológicas. O trabalho clínico realizado no eixo da alienação/ separação resulta em uma significativa melhora da criança, mas nem sempre é suficiente para explicar a causa do autismo.
A partir do conceito de causalidade psíquica e de transferência, discutiremos se a manifestação e o sintoma estão sob a lógica da causa/conseqüência ou por serem motivadas por tramas de leis distintas - o inconsciente - distinguem-se desta lógica.


Palavras-chave: Autismo; psicanálise com crianças; causalidade psíquica e transferência.