31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

De que modo o objeto primário pode contribuir na atenuação do trauma no aparelho psíquico?

Rafaela Pazotto Verticchio
Acadêmica do oitavo período do curso de graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica no Projeto Cavas, orientadora Profa. Dra. Cassandra França.

Isabella Cristina Barral Faria Lima
Acadêmica do último período do curso de graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica no Projeto Cavas, orientadora Profa. Dra. Cassandra França.

Resumo

O Projeto CAVAS/UFMG é um programa de extensão em interface com a pesquisa que desenvolve, desde 2005, pesquisas bibliográficas na Graduação e na Pós-Graduação relacionadas ao tema da violência sexual contra crianças e adolescentes, e oferece atendimentos psicológicos para esse público no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Os conceitos que se mostram relevantes durante os atendimentos clínicos são eleitos para a elaboração de investigações acadêmicas, como é o caso do conceito de trauma psíquico, que oferece um embasamento útil para a compreensão dos efeitos dessa forma de violência. O presente trabalho tem como objetivo investigar aspectos teóricos do conceito de trauma psíquico para a psicanálise, articulando-o com as teorizações a respeito das funções anti-traumáticas do objeto primário. Dessa forma, identificaremos na obra freudiana, as bases teóricas do conceito de trauma na primeira tópica, através da discussão da teoria da sedução e, na segunda tópica, por meio do modelo descrito a partir das neuroses traumáticas. O trauma define-se por um excesso de excitação em relação ao que o sujeito pode suportar, dificultando sua capacidade de elaborar psiquicamente estas excitações, e pelos efeitos estruturantes e desestruturantes que provoca na organização psíquica. A fim de refletir acerca da clínica do abuso sexual infantojuvenil, utilizaremos também as teorias de Klein, Winnicott e Bion. Entendemos que a compreensão a respeito do trauma e das funções anti-traumáticas do objeto primário é fundamental para a realização do trabalho na clínica com crianças vítimas de violência sexual, e também para o manejo da transferência.


Palavras-chave: abuso sexual; trauma psíquico; funções anti-traumáticas; objeto primário.