sedes
Trabalhos

Onde estão os pais da psicanálise com crianças.

Adela Stoppel de Gueller
Psicanalista. Doutora em Psicologia clínica pela PUC-SP e Pós doutoranda pela UERJ. Bolsista da Capes. Professora do curso de especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC-SP e do Curso de especialização em Psicanalise da criança do Instituto Sedes Sapientiae.

Resumo

Durante meio século a história da psicanálise com crianças foi pautada pelos lineamentos decorrentes do Colóquio sobre análise infantil realizado na British Society, em Londres de 4 a 18 de maio de 1927 que entronou Melanie Klein e Anna Freud como suas genuínas mães. Um dos efeitos que se produziram foi que a psicanálise com crianças consagrou-se como um campo de mulheres. Contudo há por trás delas o que podemos considerar seus pais ou seus avós, que não foram reconhecidos como genitores, entre eles estariam Wulf, Ferenczi, Abraham, Jung e Max Graf. Quais as razões desse recalque originário? O que se esconde por trás desse apagamento? Que efeitos isso teve sobre a prática psicanalítica com crianças?


Palavras-chave: História da Psicanálise com crianças, escritas da clínica, Sigmund Freud e Carl Jung, Karl Abraham, Max Graf.