sedes
Trabalhos

Cuidados primários na clínica da violência sexual infanto-juvenil.

Cassandra Pereira França
Doutora em Psicologia pela PUC/SP, Pprofessora associada do Departamento de Psicologia da UFMG, docente do mestrado em Psicologia e coordenadora do curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da UFMG. Coordenadora do Projeto CAVAS – UFMG(Crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual).

Danielle Pereira Matos Rabelo (apresentadora)
Psicóloga, Doutoranda em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG, Mestre em psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG; Supervisora-clínica do projeto CAVAS/UFMG (Crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual); Professora substituta do curso de Psicologia/UFMG, Professora de Psicologia da Faculdade FEAD.

Resumo

O presente estudo pretende apresentar um panorama acerca da constituição dos cuidados primários e suas fragilidades nas relações dos pais com seus filhos que sofreram abusos sexuais. Constata-se que as crianças vítimas dessa violência freqüentemente não são escutadas e apresentam histórias de desproteção que antecedem o abuso em si, e por outro lado verifica-se, entre os pais, estados de non-sense que revelam prévias fragilidades emocionais no funcionamento psíquico dos mesmos. A partir dos estudos de Klein e Winnicott sobre a constituição das relações de cuidado, e com base na escuta clínica de casos de abuso sexual, pretende-se refletir e levantar questões sobre as ressonâncias dos estados iniciais do processo de amadurecimento e das ansiedades arcaicas no contexto do abuso sexual.

Palavras-chave: confiabilidade, cuidados primários, abuso sexual, ansiedades arcaicas.