sedes
Trabalhos

Vivências de Função Paterna Via o Brincar

Flavia Romero Luz Pejon
Psicóloga formada pela PUC-SP, com aprimoramento em Saúde Mental pelo CAPS Itapeva, experiência clínica na Enfermaria Psiquiátrica do Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista, nos Programas de Atendimento a Crianças, Adolescentes e Familiares do CRIA-UNIFESP e consultório particular.

Resumo

A partir da análise de uma sessão grupal filmada com uma criança portadora de Sinais de Risco em Saúde Mental e seus dois irmãos, pretendemos discutir as possibilidades de estender nosso trabalho de intervenção para os familiares.
Focalizaremos, via o brincar grupal numa cena terapêutica , inicialmente, momentos nos quais o paciente experimenta “Vivência de Satisfação” e é mobilizado a se implicar com seu desejo, posição de sujeito, culminando com uma comunicação verbal. Desta forma, tentaremos explicitar formas de operar a função materna e paterna via interação lúdica entre o paciente e seus irmãos, entendendo que estas experiências vinculares são condição para instalação da estrutura inicial do seu psiquismo.

Palavras-chave: sinais de risco, intervenção precoce, saúde mental, transdisciplinaridade.