sedes
Trabalhos

A ruptura com a figura do pai diante da acusação de pedofilia.

Isabella Ferraz Lacerda de Mello
Mestranda em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Resumo

Desde 2005, o Projeto CAVAS/UFMG possibilita que crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual realizem acompanhamento psicoterápico com psicólogos e estudantes de psicologia. São encaminhados casos pelo Conselho Tutelar, Casas de Acolhimento, Vara da Infância e da Juventude, dentre outros órgãos que fazem parte da rede de enfretamento à violência sexual. Para que os casos sejam atendidos é necessário que a denúncia já tenha sido feita e que a criança e/ou adolescente esteja afastada do abusador.
A maioria dos abusos são intrafamiliares e cometidos por pais e padastros. Algumas vezes se faz necessário ouvir familiares das vítimas e, através da escuta dos seus relatos é possível perceber o quanto seus discursos são carregados por decepções. A notícia de que alguém sofreu abuso sexual na família por parte de algum parente, conhecido pode abalar a estrutura familiar. E quando o abusador é o pai? Podemos pensar que as crianças cujos pais são pedófilos podem carregar marcas relacionadas à decepção com a figura paterna. Surge uma questão: será que a decepção provocada pelo pai pode causar um risco de ruptura do pacto edípico no mundo interno da criança?

Este trabalho busca compreender como a decepção diante da figura paterna pela criança pode repercutir na construção dos seus processos identificatórios e até que ponto a denúncia de pedofilia feita à justiça provocaria um efeito de ruptura nos ideais do eu também nos filhos de pais abusadores. Poderia acontecer o que Pellegrino escreveu no seu texto “Pacto Edípico e Pacto Social”, em 1983, quando ele estabelece uma relação entre a ruptura com o pacto edípico e a destruição do significante paterno no mundo interno da criança ou adolescente, abrindo portas para a emergência de impulsos delinquenciais pré-edípicos?

Palavras-chave: ruptura, ideal do eu, figura paterna, abuso sexual.