sedes
Trabalhos

O serviço de assistência social básica como possibilidade de consolidação do pacto social.

Izabela Dias Velludo Roman
Psicóloga clínica, mestre em teoria psicanalítica pela UFMG, Analista de Políticas Públicas na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e pesquisadora do Projeto CAVAS/UFMG (Projeto de Pesquisa e Extensão que atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual).

Alberto Luiz Rodrigues Timo
Psicólogo, mestre em teoria psicanalítica pela UFMG. O autor trabalha como psicanalista e professor de psicanálise. Lecionou para a graduação de psicologia da UFMG no último ano.

Resumo

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) tem como principal função garantir a proteção social básica para as comunidades residentes nas áreas de maior vulnerabilidade e risco social. Para isto, oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que promove o acesso e usufruto de direitos e o fortalecimento da função protetiva das famílias. O trabalho social com famílias implica uma discussão a respeito do lugar da figura paterna nas novas configurações sociais e culturais. Partindo das ideias propostas por Hélio Pellegrino acerca da construção do pacto social, o presente trabalho objetiva abordar o lugar que uma instituição de assistência social ocupa para o sujeito. Reconhecendo a existência de uma precária integração da lei paterna acreditamos que o vínculo estabelecido entre a família e a instituição permite uma reatualização do pacto primordial e, consequentemente, configura uma possibilidade de fortalecimento e manutenção do pacto social.

Palavras-chave: assistência social, psicanálise, lei, pacto social.