sedes
Trabalhos

O que é um pai? Considerações psicanalíticas sobre paternidade e função paterna.

Izabella Paiva Monteiro de Barros
Psicóloga Clínica, Doutora (2010) e Mestre (2004) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo (IP-USP). Atua em consultório particular e foi professora e supervisora do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2003 a 2014. Autora de capítulos de livros e artigos científicos.

Cristiane Palmeira de Oliveira Barreto
Psicóloga Clínica, Mestre (2011) em Psicologia Clínica – Núcleo de Psicanálise – pela PUC/SP. Especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo (IP-USP). Atua em consultório particular. Membro da ABEBÊ – Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê.

Resumo

O que é um pai? Este trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a diferenciação entre os conceitos de Função Paterna e Paternidade e a partir disto - com o auxílio de um recorte clínico - discutir a eficácia do Pai, função a qual está diretamente relacionada à importância do lugar que ocupa no discurso da mãe. Se a função paterna pode ser pensada como atribuição de um lugar ao pai, o que possivelmente ocorre nos casos em que a há falhas na instalação da função paterna? Estaremos observando um declínio da função paterna na modernidade? Muitos dos sintomas dos quais se queixam os pais em relação aos filhos podem ser lidos e escutados pela Psicanálise, leitora da cultura, como uma reação corporal e não simbolizada que faz sofrer as crianças por uma falta da incidência eficaz da função paterna.

Palavras-chave: Constituição Subjetiva, Édipo, Paternidade, Função Paterna.