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Trabalhos

E quando não há lei/pai? Implicações e efeitos no processo de aprendizagem da linguagem escrita na criança.

Marta Gonçalves Gimenez Baptista
Fonoaudióloga clínica , doutoranda em fonoaudiologia (PUC-SP),membro da Clínica interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli, participante da equipe editorial da Revista Distúrbios da Comunicação (DIC) PUC-SP,org. do livro “ Linguagem e Saúde Mental na infância : uma experiência de parcerias”.

Resumo

Na atualidade nos deparamos com pais provedores, muito ocupados, e que muitas vezes não sustentam o lugar de quem acompanha o filho em suas aquisições, sejam elas motoras, de descobertas das brincadeiras, das primeiras palavras. Essas crianças são atendidas em seus pedidos individuais por terceiros, porém com a entrada na escola há um descompasso, pois as consignas são coletivas e a alfabetização segue as leis da escrita, ou seja, opera para todos. A criança passa a ter que responder com autonomia, atender regras convivendo no grupo, e nesse momento muitos acabam caminhando com dificuldade em sua escolaridade. O objetivo deste trabalho é refletir, por meio de um caso clínico atendido numa visão interdisciplinar, sobre as dificuldades de linguagem que podem estar encobertas nos quadros de distúrbios de aprendizagem.


Palavras-chave: aprendizagem, transtornos da linguagem, psicanálise e fonoaudiologia.