sedes
Trabalhos

Função Paterna em Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes: Contribuições de D.W. Winnicott.

Robson Thiago Barbosa Nakagawa
Bolsista CNPq, Mestrando em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), Pesquisador e Psicólogo Colaborador do Laboratório de Pesquisas Sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade da Universidade de São Paulo (LAPECRI/USP).

Denise Sanchez Careta
Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Coordenadora do Núcleo de Abrigos do Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade da Universidade de São Paulo (LAPECRI/USP). Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes, Adultos e Casais com orientação psicanalítica. Supervisora Clínica. Coordenadora do Grupo Psicoterapêutico de Adoções.

Ivonise Fernandes da Motta
Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Orientadora do Programa de Pós Graduação do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP. Supervisora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica do IPUSP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade (LAPECRI/USP).

Resumo

O presente estudo trata da experiência de atendimento a instituições de acolhimento de crianças e adolescentes desenvolvida pelo Núcleo de Abrigos do LAPECRI/USP e tem como objetivo refletir sobre a incidência e a importância da função paterna, dentro dos referenciais winnicottianos, nessas instituições. Winnicott aponta para a importância do suporte que a função paterna exerce sobre a relação da mãe com seu bebê, facilitando o cuidado emocional da criança. Observamos que ao realizarmos um levantamento acerca das necessidades emocionais da instituição e implementarmos medidas psicológicas que favoreçam o cuidado com educadores e voluntários da instituição, de forma análoga à incidência da função paterna, foi possível desenvolver um ambiente com melhores condições para o cuidado emocional das crianças.


Palavras-chave: D.W. Winnicott; Função Paterna; Psicanálise em Instituições, Crianças em Acolhimento.