sedes
Trabalhos

Em torno do conceito lacaniano de declínio social da imago paterna.

Rodolpho Ruffino
Nascido em 1954, é psicanalista e dedica-se à transmissão da psicanálise em São Paulo desde 1980. Seu pensamento e a sua clínica foram construídos a partir dos trabalhos de Freud e Lacan. Analisou-se com Betty Milan. Graduou-se em psicologia (1977), pósgraduou-se em filosofia (1980), cursou estudos avançados em judaística (1994) e é mestre em psicologia (2004). Foi por duas décadas, logo ao graduar-se, professor universitário (1977-1997). É professor de teoria psicanalítica no CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos. É analista membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). É pesquisador do LATESFIP/USP (Laboratório Interdepartamental de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo). Como ensaísta, vem publicando em revistas especializadas; entre estas publicações, destacaram-se uma série de vinte e cinco textos escritos entre os anos de 1993 a 2005 destinados a fundamentar a noção de adolescência como conceito psicanalítico.

Resumo

Retomada do estado atual de uma pesquisa em que se investiga a noção lacaniana de declínio social da imago paterna, surgido em 1938 em seu artigo tornado público na Encyclopédie Française, La famille, com o qual o jovem psicanalista nomeava um acontecimento cultural que, para ele, caracteriza a civilização ocidental na contemporaneidade e configura as modalidades de apresentação das estruturas psicopatológicas. Dado o enodamento de operadores psíquicos subsumidos sob essa noção, situação que levaria o autor a desmembrar esses operadores em diferentes conceitos que viriam a surgir ulteriormente em sua obra, há hoje, entre os comentadores da obra lacaniana, uma dificuldade em se estabelecer dela um entendimento unívoco. Aqui, para tentar evidenciar a especificidade dessa noção, procurou-se pensa-la através da releitura de dois parágrafos de La famille: o §140 em que Lacan introduz a expressão declínio social da imago paterna e o § 203 no qual Lacan verifica que a sobreposição de uma alteração de caráter a uma neurose franqueada pelo declínio social da imago paterna realizaria exatamente o oposto do que se poderia esperar de tal declínio se por ele erroneamente entendêssemos um mero declínio da autoridade patriarcal.


Palavras-chave: declínio social da imago paterna, organização edípica, constituição da subjetividade, contemporaneidade.