sedes
Trabalhos

A sexualização na criança-sintoma como efeito do gozo materno: qual o manejo do lugar dos pais na análise?

Cristiani Minga Beltran Fanti: psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia do Desenvolvimento – UFBA. Reside em Sorocaba e é uma das fundadoras do NEPS-r (Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e região), responsável pela organização dos Cartéis. Atua em clínica com crianças e adolescentes.

Eixo temático: Sexualização da infância

Resumo

A clínica psicanalítica com crianças remete ao analista à questão do manejo do lugar dos pais na análise. Especialmente quando a criança ocupa o lugar de gozo desses pais, e permanece enquanto sintoma da cena familiar. O presente trabalho traz fragmentos de um estudo de caso clínico, de um menino de 7 anos. São discutidos o papel das entrevistas preliminares com os pais para que se direcione o tratamento, e oferece-se neste caso uma escuta à mãe para uma retificação subjetiva, compreendendo que assim é possível uma desmontagem do gozo constituído.
No presente trabalho trata-se de analisar como a criança ao ocupar o lugar de gozo do adulto, permanece como sintoma da família e não consegue haver-se com seu próprio desejo, numa relação de objeto e com implicações para a sexualidade tanto da criança quanto da mãe. Para isto, apresentam-se alguns fragmentos de um caso clínico de um menino de 7 anos cuja queixa inicial refere-se ao desinteresse pela aprendizagem na escola. Discutem-se várias questões sobre o gozo materno e as implicações na escolarização, enquanto um sintoma.
Através da escuta inicial com os pais e principalmente com a mãe, surge uma relação erotizada e no decorrer das entrevistas com a mãe esta pode escutar a si mesma e perceber seu gozo e incidência no sintoma e desejo do filho. Nos atendimentos com a criança observam-se as implicações para o interesse da sexualidade em contrapartida ao seu desinteresse para os estudos, e também é importante o tratamento da criança enquanto sintoma e efeito do gozo materno.
Subsidiando-se em Lacan e em seu texto “Duas notas sobre a criança” discute-se a questão do desejo para o devir de um sujeito e o lugar que os pais ocupam na análise da criança.


Palavras-chave: sexualização – aprendizagem – gozo – infância