As pesquisas sexuais e a produção de saber no tratamento de um caso
de debilidade
Ana Lícia Pegorelli Daniel Amiro Basilio Gonçalves Fernanda Lacanna Izabel Abreu Kisil |
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Resumo A proposta de trabalho do Grupo de Invenção e Pesquisa (GIP) é a oferta de um espaço de tratamento para jovens que apresentam graves sofrimentos psíquicos e, consequentemente, modos particulares de se relacionar com o outro, com a linguagem e com o conhecimento além de uma importante dificuldade de estar no laço social. Diferente de um espaço educativo, a proposta é de um grupo que dê margem aos interesses particulares de cada um. Não se trata, portanto, de um grupo homogêneo no qual todos se debruçam sobre uma mesma atividade já proposta de antemão pelos coordenadores, mas da oferta de espaço e de tempo para que cada um possa desdobrar seus interesses em uma pesquisa. Este grupo se estabelece como um espaço de convivência, onde cada um, com seus interesses particulares, pode criar, inventar e construir conhecimento e saber a sua maneira. Profissionais orientados pela ética da psicanálise são os parceiros de trabalho destes jovens e partir da escuta, os membros da equipe se oferecem como assistentes de pesquisa e mediadores para as relações entre os garotos. Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o caso de Peter, um jovem numa posição débil. Como é característico dessa posição subjetiva, quando convocado a dizer do que sabe, Peter recua e se dirige ao outro como aquele que sabe sobre ele. Diante da pergunta: “Peter, quando é seu aniversário?”, ainda que saiba a resposta, ele rapidamente diz: “O Daniel (um dos profissionais da equipe) sabe”. Na condição de objeto diante do saber do Outro, Peter não consegue fazer valer suas vontades. É como se ele se esforçasse para não existir. Durante o trabalho, Peter vai construindo um lugar no grupo e a partir do desenho e da pintura começa a falar de si. Se inaugura um fazer relacionado a construção da imagem corporal. Nesse processo se escancaram suas perguntas sobre as diferenças sexuais. Aos poucos, Peter vai transformando sua curiosidade em uma pesquisa o que tem efeitos na sua relação com o conhecimento e com o saber. Dentro do eixo temático - Ressignificação da sexualidade na adolescência – caminhos e impasses – consideramos relevante apresentar o percurso e os efeitos deste tratamento onde as questões sobre sexualidade abrem a possibilidade deste sujeito se interessar pelo mundo e construir um conhecimento próprio que lhe autoriza a saber de si. Mais recentemente, quando um colega pergunta: “Quando é seu aniversário?”, ele responde: “ 29 de abril”.
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