sedes
Trabalhos

Voltar a ser bebê – as regressões como forma de proteção do psiquismo aos excessos causados pela sexualidade.

Denise Arisa dos Santos Dias
Psicóloga e Psicanalista, Membro do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, Especializanda em Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae (ano de conclusão: 2016). Integrante da Comissão para a Formação do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do mesmo Instituto. Atuação na área clínica com crianças, adultos e na intervenção precoce na relação pais/bebês.

Eixo temático: Ressignificação da sexualidade na adolescência: caminhos e impasses.

Resumo

O trabalho apresentado tem por objetivo refletir sobre os possíveis efeitos traumáticos no desenvolvimento da sexualidade na adolescência, bem como os caminhos encontrados pelo sujeito frente a desorganização da economia psicossomática resultantes dos excessos psíquicos sofridos.
Trata-se do retorno de uma paciente adolescente (15 anos) que acompanhei em tratamento quando criança. Os pais me procuram, pois tem apresentado total isolamento e abandono do convívio social, não frequentando nem mesmo a escola e recusando-se também a vir às sessões. Parece ter regredido e se fixado na relação mãe-bebê, demonstrando um funcionamento psíquico bastante arcaico.
Proponho-me a pensar sobre como a sexualidade na adolescência pode ter um efeito traumático, inundando o sujeito de tal forma, onde causa um excesso ao psiquismo da qual este não pode dar conta. O trauma, por sua vez a desorganizou por completo e seu único recurso foi regredir e se fixar em um momento de vida que, talvez houvesse alguma organização e segurança.
Com isso, faço uma análise a partir da Psicossomática Psicanalítica, visando uma compreensão dos aspectos psíquicos dos pacientes que não se encontram em condições para realizar elaborações mais complexas, a qual um tratamento baseado na psicanálise clássica exige. Proponho uma discussão sobre o tipo de acolhimento e manejo clínico nos casos de desorganizações, a fim de dar conta a este tipo de demanda, onde o analista, com sua função materna e paraexcitação, poderá oferecer condições para que o sujeito possa organizar-se novamente.


Palavras-chave: Trauma, desorganização, regressão, manejo clínico.