sedes
Trabalhos

A suplência dos irmãos diante do desmentido dos adultos nos casos de abuso sexual intrafamiliar.

Isabella Ferraz Lacerda de Mello: Psicóloga formada pela UFMG em 2011, mestre em Estudos Psicanalíticos na UFMG sob orientação da professora doutora Cassandra Pereira França. Técnica do Projeto CAVAS/UFMG – Projeto de Pesquisa e Extensão que atende Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual – desde outubro de 2011.

Eixo temático: Ressignificação da sexualidade na adolescência.

Resumo

A experiência com o acompanhamento de casos de abuso sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes tem revelado que esse tipo de violência é capaz de produzir consequências impactantes em cada um dos membros da família, sejam eles vítimas diretas do abuso ou não.
Diante da realidade que escancara pais e padrastos como os principais agressores sexuais de sua prole, como reagir à revelação desastrosa que aponta para a presença de abusos sexuais no meio em que se vive? Como aceitar o fato de que um pedófilo habita o seio familiar? Uma notícia como essa gera dúvidas entre as pessoas da família, as quais irão questionar se o que aconteceu foi realmente verdade ou não. A possibilidade de que a denúncia seja verdadeira desperta mecanismos de defesa nos familiares que vão desde a simples negação dos fatos até sua forma mais agravante, qual seja, a recusa. Além disso, o abalo com a notícia é capaz de provocar uma releitura em toda a trama familiar, onde há uma tentativa de juntar as peças do quebra-cabeça a fim de dar sentido ao que parece mentira. Vemos que muitas vezes os familiares (especialmente as mães) optam pelo desmentido, conhecida noção de Sándor Ferenczi, em que o adulto não confirma a realidade do evento traumático pelo qual a criança ou adolescente passou, destituindo o sentido e impossibilitando o processo de simbolização. Dessa maneira, essa posição reforça ainda mais o traumatismo daquele que sofreu a violência sexual.
Recentemente encontramos evidências em nossos estudos que nos fazem pensar que a crença dos irmãos da vítima na ocorrência do abuso sexual realiza um importante trabalho de suplência aos efeitos negativos do desmentido. Ilustraremos nossas premissas com um caso clínico em que o pacto de confiança entre duas irmãs adolescentes é fundamental para validar a ocorrência da violência sexual entre uma delas e seu padrasto, mesmo diante da descrença da mãe. Sugerimos como eixo temático a ressignificação da sexualidade na adolescência, mediante ao abalo da sexualidade de uma adolescente que descobre ter um pai abusador.


Palavras-chave: desmentido, abuso sexual, suplência, irmãos.