sedes
Trabalhos

“O menino do bico de pena”

Mara Lúcia Evangelista : Psicanalista, Psicopedagoga pela PUC –SP, Psicanalista clinicando desde 2005, Membro do Departamento de Psicanalise com crianças do Instituto sedes Sapientiae e do Projeto Grupo Acesso, como terapeuta de projeto – projeto de apadrinhamento.

Eixo temático: Sexualização da Infância.

Resumo

“Crianças expostas, crianças entregues, crianças de Deus”. Assim nos fala Roudinesco ( Aubry, 2004), sobre as crianças que foram separadas de suas famílias, por diversos motivos, sendo que Aubry demonstrou que estas crianças sofriam de problemas psíquicos, que as condenaram a delinquência à loucura. Diz nos que se faz necessário um trabalho de psicoterapia precoce, segundo ela o único capaz de salva-los do delírio e do nada.”
Trabalhando pelo grupo Acesso, como terapeuta de projeto, tenho atendido crianças que se encontram em regime de abrigamento, estas com dificuldades de construir novos vínculos, questões de construção da fala, agressividade, sexualidade, onde o primeiro olhar foi à busca de medicalização, entre tantas outras possibilidades que temos na sociedade atual.
Estas crianças foram retiradas de suas famílias, por maus tratos, mortes e quando colocados em suas famílias extensas, foram se atualizando os maus tratos e violências psíquicas.
João Manuel, veio para o atendimento contando com 6 anos e meio, com uma pasta que constava inúmeros relatórios de várias especialidades e segurando o seu pênis, o único lugar do seu corpo que depositava as suas angústias não contidas, traumas não elaborados por serem vivenciados em um momento crucial que se dava a constituição psíquica.
Através do trabalho psicanalítico, João Manoel, pode trazer suas angústias, traumas e ter uma vivência com um adulto não tão traumática, pensando que todo encontro com outro é traumático, possibilitando-o iniciar o processo de alfabetização, o que era para ele no momento, “o saber” muito importante.


Palavras-chave: Sexualidade, trauma, constituição psíquica, privação