sedes
Trabalhos

O sintoma neurótico na criança: impasses e saídas do Complexo de Édipo

Maria Carolina Accioly de Carvalho e Silva: Psicanalista, aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae.

Eixo temático: Complexo de Édipo

Resumo

Este trabalho pretende pensar sobre a formação de sintomas ligados aos conflitos intersubjetivos e às moções pulsionais características do momento edípico.
Para a psicanálise a sexualidade humana abrange a vida pulsional do sujeito e ultrapassa a conotação biológica e instintiva da reprodução sexual e da genitalidade. A concepção da sexualidade infantil polimorfa e o conceito de pulsão - força constante sem objeto fixo e sempre parcial- são essenciais para se pensar a constituição do psiquismo infantil e as possíveis respostas, por vezes sintomáticas, que possam surgir na infância.
A alteridade marca a maneira singular pela qual o sujeito humano se constitui a partir de inscrições que o inconsciente do adulto produz no psiquismo em formação do bebê. Assim também se organizam as defesas produzindo por vezes manifestações sintomáticas. Antes do recalcamento, que funda a diferença entre o sistema inconsciente e o pré-consciente/consciente, os outros destinos pulsionais podem atuar como defesa.
Nesta trama metapsicológica pretendo tecer uma interlocução dos textos freudianos e de outros autores como Silvia Bleichmar com a prática clínica - a partir de vinhetas que narram o desdobramento de uma análise com um menino de três anos, no qual o sintoma da criança se apresenta como um impasse no avançar do Édipo, um impasse na entrada de um terceiro. O sintoma na infância pode ser uma resposta ao que existe de sintomático no casal parental, podendo se manifestar como uma tentativa da criança de se deslocar do lugar que ela ocupa na economia psíquica dos pais. Neste caso, de que neurose a criança precisaria ser curada?
A passagem pelo Édipo reorganiza as defesas precoces e os movimentos pulsionais constituindo a tópica intrapsíquica do sujeito cindido. A intervenção psicanalítica se mostra eficaz ao possibilitar que a criança se desloque do lugar sintomático e fantasmático que ela ocupa, e que possa seguir seu percurso no Édipo.


Palavras-chave: sintoma, complexo de Édipo, pulsão, recalque