sedes
Trabalhos

Filhos nas armadilhas narcísicas dos pais

Nayana Finholdt Shimaru Almeida: Possui mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), especialização em Teoria Psicanalítica (2012) e formação em Psicologia pela mesma universidade (2011). É psicóloga e pesquisadora no Projeto CAVAS/UFMG (Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual).

Eixo temático: sexualização da infância

Resumo

O presente estudo tem a intenção de trabalhar a linha temática “a criança como lugar de gozo do adulto” que faz parte do eixo “sexualização da infância”. Iremos adentrar nos caminhos do ódio das relações de casal conflitivas, que acabam desembocando nos filhos, para quem, por sua vez, trataremos de colocar em evidência algumas de suas possíveis consequências. No Brasil, o Direito de Família utiliza o termo alienação parental para nomear o fenômeno que se caracteriza por tentativas de destruir a imagem de um dos genitores para uma criança, as quais podem ser realizadas de diversos modos, até mesmo fazendo uma acusação infundada de que o filho figura-se como vítima de abuso sexual e um dos genitores seria o autor desse crime.
No nosso trabalho no Projeto CAVAS/UFMG (Projeto de pesquisa e atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual), alguns casos em que os pais estão em processos litigiosos acabam gerando uma grande interrogação nas discussões clínicas, principalmente após o surgimento da Lei de Alienação Parental, lei 12318/2010, momento em que a procura por parte dos advogados querendo um relatório que atestasse a veracidade do abuso sexual cresceu consideravelmente. Através desses casos, percebemos que os pais, presos em armadilhas narcísicas e se mostrando incapazes de amarem um ao outro, ou, dito de outro modo, incapazes de reconhecerem o outro enquanto outro sujeito, sucumbem a uma das mais terríveis vinganças: matar a representação simbólica de uma mãe ou de um pai no mundo interno da criança, uma ação que pode ser intencional ou inconsciente. Tendo essa configuração em vista, destacaremos nesse contexto algumas consequências possíveis para um filho pequeno de um casal cujo ódio é o sentimento predominante. Para tanto, iremos nos basear no conceito de alienação mental de Piera Aulagnier, em que a criança aliena-se no ideal de um dos genitores como saída por não suportar o conflito. A fim de fazermos trabalhar a teoria, utilizaremos um caso clínico, em que um pai acusa a mãe de ter abusado sexualmente da filha deles.


Palavras-chave: alienação parental, narcisismo, relações objetais arcaicas, ódio.