sedes
Trabalhos

Os Nomes do Pai

Paul Kardous: Psicanalista, Psicólogo, Mestre PUC-SP, Professor convidado do Cogeae e da ECA; membro do fórum do campo lacaniano; autor do livro Impotência sexual: O Real, O Simbólico e o Imaginário e coautor do livro Semiótica Psicanalítica: clinica da cultura.

Josseline Cápua Rodrigues Sanches: Psicóloga, acompanhante terapêutico, formação em psicanálise CEP; em formação de psicanálise com criança Sedes Sapientiae.

Resumo

Este trabalho irá utilizar o conceito de Nome do Pai, para tentar circunscrever a problemática em torno da ressignificação da sexualidade na adolescência.
Escolhemos o Nome do Pai por se tratar de um conceito que entendemos ser indispensável para a escrita da função fálica que permitirá que o desejo e o gozo encontrem um lugar na linguagem e se enodem ao corpo permitindo que este último se organize diante de todas as pressões decorrentes da puberdade: excitações sexuais; o luto; os meios de defesa; o narcisismo; o ideal do Eu; a identidade; as identificações.
O conceito do Nome do Pai também permitirá verificarmos qual a influência do declínio das imagos parentais sobre a ressignificação da sexualidade na adolescência. E se tal declínio favoreceu a uma multiplicação de modelos parentais e de práticas sexuais que exercem grande influência no o processo de identificação e a formação da identidade.
Escolhemos trazer um fragmento de um caso clínico a fim de extrair deste os conceitos relacionados acima para permitir o esclarecimento das variáveis que estão em jogo nos caminhos e impasses a partir da puberdade no adolescente.


Palavras-chave: Nome do Pai, adolescente, sexualidade e desejo.