Cursos 2016 Psicanálise com Crianças
Psicanálise da Criança
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OBJETIVOS: Refletir sobre o trabalho clínico interdisciplinar. Articular conceitual e clinicamente o desenvolvimento de fala e suas vicissitudes com a constituição psíquica. Apresentar as diversas teorias de aquisição da linguagem. Trabalhar o conceito de normal e patológico em casos clínicos onde a questão de fala e da linguagem são centrais.

CORPO DOCENTE: Adela Stoppel de Gueller; Ana Clélia de Oliveira Rocha ; Marta Gonçalves Gimenez Baptista; Mariana Lopes Fávero

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I – A Clínica dos transtornos da linguagem:
Avaliação e tratamento dos distúrbios da fala: enfoque interdisciplinar. Interlocução e direção de tratamento: Fonoaudiologia, Psicanálise e Foniatria.

II – Aspectos orgânicos envolvidos na fala: fala, audição, cognição, exames complementares, diagnóstico.

III – Aquisição da linguagem: Os princípios da lingüística nas diversas teorias aquisição de linguagem. Teoria sócio-interacionista e Psicanálise.

IV – A linguagem e a constituição da subjetividade na criança: Linguagem e inconsciente. Linguagem e pulsão

V – Transtornos da linguagem: Ritmos distintos para aquisição da fala. Alterações fonéticas/fonológicas. Interrupção/mudança na fluência da fala (gagueira e taquifemia). Questões auditivas na primeira infância: quadros clínicos e suas interferências na aquisição da fala. Malformações congênitas e as implicações na fala e no desenvolvimento da criança. Distúrbio Específico de Linguagem: definição e caracterização do quadro
Alterações da linguagem oral associadas a quadros psíquicos: ecolalia/repetição/mutismo e sua relação com autismo e psicose.

VI – Estudos de casos clínicos: Apresentação e discussão de casos clínicos: compreensão dos enlaces e caminhos que a clínica com crianças com transtornos de linguagem exige na sua ação terapêutica considerando que a criança está se constituindo como sujeito.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra e psicanalista e discussões de casos clínicos.

DESTINADO A: Profissionais da área de saúde mental infantil: psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, etc.

HORÁRIO: sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

DURAÇÃO: Março a Junho.

INÍCIO DAS AULAS: 18 de março de 2016.

INSCRIÇÕES: até dia 16 de março de 2016.

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

VAGAS: 30

 

 

 
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