OBJETIVOS: Refletir sobre o trabalho clínico interdisciplinar. Articular conceitual e clinicamente o desenvolvimento de fala e suas vicissitudes com a constituição psíquica. Apresentar as diversas teorias de aquisição da linguagem. Trabalhar o conceito de normal e patológico em casos clínicos onde a questão de fala e da linguagem são centrais.
CORPO DOCENTE: Adela Stoppel de Gueller; Ana Clélia de Oliveira Rocha ; Marta Gonçalves Gimenez Baptista; Mariana Lopes Fávero
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I – A Clínica dos transtornos da linguagem: Avaliação e tratamento dos distúrbios da fala: enfoque interdisciplinar. Interlocução e direção de tratamento: Fonoaudiologia, Psicanálise e Foniatria.
II – Aspectos orgânicos envolvidos na fala: fala, audição, cognição, exames complementares, diagnóstico.
III – Aquisição da linguagem: Os princípios da lingüística nas diversas teorias aquisição de linguagem. Teoria sócio-interacionista e Psicanálise.
IV – A linguagem e a constituição da subjetividade na criança: Linguagem e inconsciente. Linguagem e pulsão
V – Transtornos da linguagem: Ritmos distintos para aquisição da fala. Alterações fonéticas/fonológicas. Interrupção/mudança na fluência da fala (gagueira e taquifemia). Questões auditivas na primeira infância: quadros clínicos e suas interferências na aquisição da fala. Malformações congênitas e as implicações na fala e no desenvolvimento da criança. Distúrbio Específico de Linguagem: definição e caracterização do quadro
Alterações da linguagem oral associadas a quadros psíquicos: ecolalia/repetição/mutismo e sua relação com autismo e psicose.
VI – Estudos de casos clínicos: Apresentação e discussão de casos clínicos: compreensão dos enlaces e caminhos que a clínica com crianças com transtornos de linguagem exige na sua ação terapêutica considerando que a criança está se constituindo como sujeito.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra e psicanalista e discussões de casos clínicos.
DESTINADO A: Profissionais da área de saúde mental infantil: psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, etc.
HORÁRIO: sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.
DURAÇÃO: Março a Junho.
INÍCIO DAS AULAS: 18 de março de 2016.
INSCRIÇÕES: até dia 16 de março de 2016.
CARGA HORÁRIA: 16 horas.
VAGAS: 30