Cursos 2017 Psicanálise com Crianças

 

Psicanálise da Criança
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OBJETIVO: Refletir sobre a singularidade da clínica com crianças a partir do estudo dos textos freudianos e de autores significativos da psicanálise, assim como através de supervisões e encontros clínicos. Problematizar as diferentes respostas encontradas a questões fundamentais tais como: a linguagem, o brincar, a transferência, a interpretação e o lugar dos pais na análise com crianças. Consideram-se atividades inerentes à formação: análise pessoal, atividade clínica, supervisão individual e participação em espaços de interlocução.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Adela Judith Stoppel de Gueller, Audrey Setton Lopes de Souza, Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Lia Pitliuk, Marcia Regina Porto Ferreira, Maria Dias Soares do Amaral, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar, Maria José Porto Bugni, Mary Ono e professoras convidadas: Renata Guarido, Daniele John e Luciana Pires.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Os três eixos do curso são:
1) Estudo Teórico:
SEMINÁRIO “FREUD” – Formações do Inconsciente, Teoria da Sexualidade, Constituição do Psiquismo, Método Psicanalítico e Psicopatologia Psicanalítica; b) SEMINÁRIO “PSICANÁLISE DA CRIANÇA” – Estudos sobre a Clínica Psicanalítica com crianças, a partir dos textos de Melanie Klein, Winnicott, Mannoni, Dolto, Lacan e outros. 

2) Supervisão Clínica: visa acompanhar e desenvolver as singularidades do profissional em sua atividade clínica.

OBSERVAÇÃO: os alunos podem candidatar-se à atividade prática que é oferecida pela Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico). 

3) Participação em Espaços de Interlocução: com o intuito de fomentar a formação, a participação em eventos do Departamento será considerada parte integrante do conteúdo programático.

DESTINADO A: Psicólogos e médicos interessados na formação psicanalítica com crianças, que estejam em processo de análise pessoal ou que se comprometam a iniciá-lo, e profissionais de outras áreas, que já tenham um percurso em psicanálise.

DURAÇÃO: três anos

HORÁRIO: 
Seminários teóricos – sextas-feiras, das 8h às 12h.
Supervisão – duas horas semanais (sextas-feiras a partir das 13h30 e horário opcional na quarta-feira, se houver quórum)

CARGA HORÁRIA: 618 horas


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OBJETIVO: O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem.

CORPO DOCENTE: O corpo docente é composto por membros do Departamento de Psicanálise da Criança e professores convidados:  Afrânio de Matos Ferreira, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg,  Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner,Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • O autor e a obra;
  • Formação e Influência;
  • Desenvolvimento Emocional Primitivo;
  • Integração Psique – Soma;
  • Transcionalidade;
  • O Brincar e a Criatividade;
  • Regressão;
  • Angústias Impensáveis;
  • Verdadeiro e Falso Self;
  • Clínica do Setting;
  • A Clínica da Relação mãe/bebê/família;
  • Psicopatologia da Infância;
  • Clínica da Adolescência;
  • Tendência Anti – social;
  • Jogo do Rabisco;
  • Consultas terapêuticas;
  • A Experiência Cultural.

    Autores Contemporâneos. Além das aulas teóricas, haverá também seminários clínicos.
    Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.

DESTINADO A: Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

DURAÇÃO: um ano.

CARGA HORÁRIA: 60 horas.

HORÁRIO: quintas-feiras, das 20h30 às 22h30.

Nº DE VAGAS: 27 (vinte e sete).

INSCRIÇÃO ATÉ: 14 de fevereiro de 2017.

INSCRIÇÃO: 100,00 (cem reais).

PROCESSO SELETIVO: Os candidatos ao curso devem enviar uma carta de intenções ressaltando qual é o seu interesse pelo curso e um currículum vitae com sua formação escolar e profissional.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO: 17 de fevereiro de 2017, às 14h00.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 09 de março de 2017.

ANUIDADE DE 2017: matrícula - R$ 650,00 mais 10 parcelas de R$ 650,00.

 

 

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OBJETIVO GERAL: Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe-Bebê de Ester Bick. Proporcionar o aprofundamento teórico para os trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena. Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir da Observação Psicanalítica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Desenvolver a capacidade de observação psicanalítica, refinando a capacidade de atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais;
  2. Promover o desenvolvimento profissional a partir da possibilidade de vivenciar e refletir sobre elementos essenciais presentes nos vínculos de cuidado;
  3. Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional;
  4. Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas;
  5. Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas.
  6. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
  7. Promover a capacidade de observação do vínculo afetivo-emocional da relação pais-bebê a partir do desenvolvimento do recém-nascido.
  8. Promover a capacidade de verificar indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança de 0 a 3 anos.
  9. Estimular a capacidade de reconhecer e prevenir transtornos de desenvolvimento.
  10. Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário.
  11. Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.


CORPO DOCENTE: Audrey Setton Lopes de Souza - coordenadora, Denise de Sousa Feliciano, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecília Pereira da Silva e Tereza Marques de Oliveira.

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO:


• Introdução à observação de bebês a partir do método Esther Bick;
• Introdução à psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo – Freud, Klein, Winnicott e outros;
• Psicopatologia do bebê e da criança:
⁃ o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na primeira infância;
⁃ os sintomas psicofuncionais da criança;
• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em psicoterapia mãe-bebê/ criança e pais-bebê/criança. – Indicadores de transtornos de desenvolvimento;
• Intervenção precoce na relação mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança:
⁃ observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança;
⁃ questões da técnica de intervenção precoce na relação mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança;
⁃ as questões transgeracionais e a parentalidade.

ESTRATÉGIAS: Em sala de aula: Discussão de textos previamente sugeridos para leitura; Supervisão e discussão das observações realizadas pelos alunos.
Primeiro Ano: 18h00 às 19h15 Seminário de Observação de Bebês; 19h15 às 20h30 Aula teórica.

DESTINADO A: Profissionais das áreas de Saúde e Educação.
PRÉ-REQUISITO: É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

DURAÇÃO: um ano (com possibilidade de extensão para 2 anos).

CARGA HORÁRIA: 80 horas.

HORÁRIO: quintas-feiras, das 18h00 às 20h30.

Nº DE VAGAS:  20 (vinte).

INSCRIÇÃO ATÉ:
12 de fevereiro de 2017.

PROCESSO SELETIVO:
  Análise de curriculum vitae.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS:
 17 de fevereiro de 2017, às 14h00.

INÍCIO DO ANO LETIVO:
  02 de março de 2017.

ANUIDADE DE 2017
: matrícula - R$ 635,00 mais 10 parcelas de R$ 635,00.

INSCRIÇÃO:
100,00 (cem reais)

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OBJETIVOS: Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Alessandra Cassia Leite Barbieri e professores convidados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I. Natureza e funções do brincar:
– Aspectos históricos do brincar;
– O jogo na cultura.

II. De Freud a Lacan:
– O brincar e a repetição;
– O brincar, o sonho, a fantasia;
– O brincar e o significante.

III. O espaço psíquico do brincar na perspectiva Kleiniana:
– A importância da formação de símbolos para o desenvolvimento psíquico;
– O brincar e a personificação; – A imaginação, o brincar e a arte.

IV. O brincar na transicionalidade na perspectiva Winnicotiana:
– O brincar e a realidade;
– O brincar e o espaço potencial;
– O brincar e a atividade criativa. ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas..

DESTINADO A: Psicólogos, médicos, psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

HORÁRIO: quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.

DURAÇÃO: 22/03/2017 a 28/06/2017.

CARGA HORÁRIA: 30 horas.

Nº DE VAGAS:25 (vinte e cinco).

MATRÍCULA ATÉ: 21 de março de 2017.

INIÍCIO DO CURSO: 22 de março de 2017.

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OBJETIVOS: Refletir sobre o trabalho clínico interdisciplinar. Articular conceitual e clinicamente o desenvolvimento de fala e suas vicissitudes com a constituição psíquica. Apresentar as diversas teorias de aquisição da linguagem. Trabalhar o conceito de normal e patológico em casos clínicos onde a questão de fala e da linguagem são centrais.

CORPO DOCENTE: Adela Stoppel de Gueller, Ana Clélia de Oliveira Rocha, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero, Vera Helena Cury

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I. A Clínica dos transtornos da linguagem:
– Avaliação e tratamento dos distúrbios da fala: enfoque interdisciplinar;
– Interlocução e direção de tratamento: Fonoaudiologia, Psicanálise e Foniatria.

II. Aspectos orgânicos envolvidos na fala:
– fala;
– audição;
– cognição;
– exames complementares;
– diagnóstico.

III. Aspectos neurológicos a serem considerados nos problemas de fala:
– principais estruturas envolvidas;
– casos de síndromes que podem apresentar comprometimento de linguagem;
– exames complementares;
– diagnóstico e conduta;
– uso de medicamentos.

IV. Aquisição da linguagem:
– Princípios da linguística: as diversas teorias aquisição de linguagem;
– Teoria sócio- interacionista e Psicanálise.

V. A linguagem e a constituição da subjetividade na criança:
– Linguagem e inconsciente;
– Linguagem e pulsão.

VI. Discussão sobre o filme “O garoto selvagem” de Truffaut. Diagnóstico e tratamento de psicose e autismo.

VII. Transtornos da linguagem:
– Ritmos distintos para aquisição da fala;
– Alterações fonéticas/fonológicas;
– Interrupção/mudança na fluência da fala (gagueira e taquifemia);
– Questões auditivas na primeira infância: quadros clínicos e suas interferências na aquisição da fala;
– Malformações congênitas e as implicações na fala e no desenvolvimento da criança;
– Distúrbio Específico de Linguagem: definição e caracterização do quadro;
– Alterações da linguagem oral associadas a quadros psíquicos: ecolalia/repetição/mutismo e sua relação com autismo e psicose.

VIII. Estudos de casos clínicos:
– Apresentação e discussão de casos clínicos: compreensão dos enlaces e caminhos que a clínica com crianças com transtornos de linguagem exige na sua ação terapêutica considerando que a criança está se constituindo como sujeito.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra e psicanalista e discussões de casos clínicos.

DESTINADO A: Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e trabalhadores da área de saúde mental infantil.

HORÁRIO: sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

CARGA HORÁRIA: 20 horas

DURAÇÃO: 24/03/2017 a 09/06/2017.

 
Instituto Sedes Sapientiae
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