Cursos 2017 Psicanálise com Crianças

 

Psicanálise da Criança
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OBJETIVOS: Refletir sobre o trabalho clínico interdisciplinar. Articular conceitual e clinicamente o desenvolvimento de fala e suas vicissitudes com a constituição psíquica. Apresentar as diversas teorias de aquisição da linguagem. Trabalhar o conceito de normal e patológico em casos clínicos onde a questão de fala e da linguagem são centrais.

CORPO DOCENTE: Adela Stoppel de Gueller, Ana Clélia de Oliveira Rocha, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero, Vera Helena Cury

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I. A Clínica dos transtornos da linguagem:
– Avaliação e tratamento dos distúrbios da fala: enfoque interdisciplinar;
– Interlocução e direção de tratamento: Fonoaudiologia, Psicanálise e Foniatria.

II. Aspectos orgânicos envolvidos na fala:
– fala;
– audição;
– cognição;
– exames complementares;
– diagnóstico.

III. Aspectos neurológicos a serem considerados nos problemas de fala:
– principais estruturas envolvidas;
– casos de síndromes que podem apresentar comprometimento de linguagem;
– exames complementares;
– diagnóstico e conduta;
– uso de medicamentos.

IV. Aquisição da linguagem:
– Princípios da linguística: as diversas teorias aquisição de linguagem;
– Teoria sócio- interacionista e Psicanálise.

V. A linguagem e a constituição da subjetividade na criança:
– Linguagem e inconsciente;
– Linguagem e pulsão.

VI. Discussão sobre o filme “O garoto selvagem” de Truffaut. Diagnóstico e tratamento de psicose e autismo.

VII. Transtornos da linguagem:
– Ritmos distintos para aquisição da fala;
– Alterações fonéticas/fonológicas;
– Interrupção/mudança na fluência da fala (gagueira e taquifemia);
– Questões auditivas na primeira infância: quadros clínicos e suas interferências na aquisição da fala;
– Malformações congênitas e as implicações na fala e no desenvolvimento da criança;
– Distúrbio Específico de Linguagem: definição e caracterização do quadro;
– Alterações da linguagem oral associadas a quadros psíquicos: ecolalia/repetição/mutismo e sua relação com autismo e psicose.

VIII. Estudos de casos clínicos:
– Apresentação e discussão de casos clínicos: compreensão dos enlaces e caminhos que a clínica com crianças com transtornos de linguagem exige na sua ação terapêutica considerando que a criança está se constituindo como sujeito.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra e psicanalista e discussões de casos clínicos.

DESTINADO A: Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e trabalhadores da área de saúde mental infantil.

HORÁRIO: sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

CARGA HORÁRIA: 20 horas

DURAÇÃO: 24/03/2017 a 09/06/2017.

 
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