Cursos 2017 Psicanálise com Crianças

 

Psicanálise da Criança
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CORPO DOCENTE: Audrey Setton Lopes de Souza (coordenadora), Denise de Sousa Feliciano, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecília Pereira da Silva e Tereza Marques de Oliveira.

OBJETIVO GERAL: Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe-Bebê de Ester Bick. Proporcionar o aprofundamento teórico para os trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena. Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir da Observação Psicanalítica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Desenvolver a capacidade de observação psicanalítica, refinando a capacidade de atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais;
2. Promover o desenvolvimento profissional a partir da possibilidade de vivenciar e refletir sobre elementos essenciais presentes nos vínculos de cuidado;
3. Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional;
4. Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas;
5. Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas;
6. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida;
7. Promover a capacidade de observação do vínculo afetivo-emocional da relação pais-bebê a partir do desenvolvimento do recém-nascido;
8. Promover a capacidade de verificar indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança de 0 a 3 anos;
9. Estimular a capacidade de reconhecer e prevenir transtornos de desenvolvimento;
10. Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário;
11. Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick;

• Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);

• Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;

• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento; Intervenção precoce na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança; questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança; as questões transgeracionais e a parentaliade.

ESTRATÉGIAS:
Primeiro Ano:

18h às 19h
– Seminário de Observação de Bebês no modelo Esther Bick, que envolve a atividade extra classe de 1 hora por semana além da carga horária das aulas;

19h15 às 20h30 – Aula teórica com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.

Segundo Ano (pré-requisito: ter concluído o 1º ano básico)

18h às 19h – Seminário de Observação de Bebês no modelo Esther Bick para os alunos que optarem pela observação do bebê durante seu segundo ano de vida.
19h15 às 20h30 – Seminário de Intervenção Pais-Bebê/Situação de Trabalho, que consiste na supervisão da prática realizada pelos alunos em diferentes contextos.

Observação: Os alunos podem se candidatar a atividade prática que é oferecida pela clínica psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico).

DESTINADO A: Profissionais das áreas de Saúde Materno-Infantil e Educação como: psicólogos, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicopedagogos, doulas, educadores e afins.

PRÉ-REQUISITO: recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

DURAÇÃO: um ano (com possibilidade de extensão para dois anos).

CARGA HORÁRIA: 80 horas (primeiro ano).

HORÁRIO: Quintas-feiras, das 18h às 20h30.


Documentos necessários e outras informações para inscrição no site ou na secretaria do Sedes.

 

 
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