Cursos 2018 Psicanálise com Crianças
Psicanálise da Criança
Clique aqui para se inscrever
saiba mais

OBJETIVO: Refletir sobre a singularidade da clínica com crianças,a partir do estudo dos textos freudianos e de autores significativos da psicanálise, assim como através de supervisões e encontros clínicos. Problematizar as diferentes respostas encontradas a questões fundamentais tais como: a linguagem, o brincar, a transferência, a interpretação e o lugar dos pais na análise com crianças. Consideram-se atividades inerentes à formação: análise pessoal, atividade clínica, supervisão individual e participação em espaços de interlocução.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Adela Stoppel de Gueller, Audrey Setton Lopes de Souza,Daniele John, Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Lia Pitliuk, Marcia Regina Porto Ferreira, Maria Dias Soares do Amaral, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar, Maria José Porto Bugni, Mary Ono, Renata Guarido e professores convidados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Os três eixos do curso são:
1. Estudo Teórico:

a) SEMINÁRIO “FREUD” – Formações do Inconsciente, Teoria da Sexualidade, Constituição do Psiquismo, Método Psicanalítico e Psicopatologia Psicanalítica;
b) SEMINÁRIO “PSICANÁLISE DA CRIANÇA” – Estudos sobre a Clínica Psicanalítica com crianças, a partir dos textos de Melanie Klein, Winnicott, Mannoni, Dolto, Lacan e outros. 

2. Supervisão Clínica: visa acompanhar e desenvolver as singularidades do profissional em sua atividade clínica.

OBSERVAÇÃO: os alunos podem candidatar-se à atividade prática que é oferecida pela Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico). 

3. Participação em Espaços de Interlocução: compostos por diversas propostas de eventos do Departamento Psicanálise com Crianças, esses espaços são considerados parte integrante do conteúdo programático do curso.

DESTINADO A: Psicólogos e médicos interessados na formação psicanalítica com crianças, que estejam em processo de análise pessoal ou que se comprometam a iniciá-lo, e profissionais de outras áreas, que já tenham um percurso em psicanálise.

DURAÇÃO: três anos

CARGA HORÁRIA: 618 horas

HORÁRIO: 
Seminários teóricos – sextas-feiras, das 8h às 12h.
Supervisão – duas horas semanais (sextas-feiras a partir das 13h30 e horário opcional na quarta-feira, se houver quórum)

DATAS: A confirmar na secretaria do Instituto - (11) 3866-2730 ou www.sedes.org.br


 
Instituto Sedes Sapientiae
www.sedes.org.br | sedes@sedes.org.br
[11] 3866-2730
Rua Ministro Godoy, 1484
Perdizes | São Paulo