OBJETIVO: Realizar uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott, a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem. Além disso, são abordados temas contemporâneos, tais como adições, identidade e gênero, e reflexões sobre a sociedade, além de oficina de escrita com enfoque psicanalítico.
CORPO DOCENTE: Afrânio de Matos Ferreira, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg, Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner, Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- O autor e a obra: formação e influência
- Desenvolvimento Emocional Primitivo
- A Clínica da Relação mãe-bebê
- Integração Psique – Soma
- Transcionalidade
- O Brincar e a Criatividade
- A Experiência Cultural. Consultas Terapêuticas e Jogo do Rabisco
- A família e a busca pela integração
- Adolescência
- Os processos de Maturação
- Psicopatologia na infância
- Regressão
- Clínica do Setting e caso Piggle
- Angústias Impensáveis
- Agressividade
- Tendência Antissocial
- Adições
- Integração Psique – Soma
- Identidade e gênero
- Reflexões sobre a sociedade
- Oficina de Escrita com Enfoque Psicanalítico
DESTINADO A: Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.
DURAÇÃO: um ano.
CARGA HORÁRIA: 60 horas.
HORÁRIO: segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
Nº DE VAGAS: 27 (vinte e sete).