OBJETIVO

O curso ocorrerá em plataforma on-line

Discutir sobre questões de escrita nas crianças a partir da clínica interdisciplinar. Apresentar diferentes perspectivas sobre a linguagem propostas pela psicanálise, foniatria, neurologia, pela psicopedagogia e pela fonoaudiologia. Refletir sobre os impactos dos diagnósticos na infância a partir da discussão de casos atendidos na abordagem interdisciplinar.

CORPO DOCENTE

Adela Stoppel de Gueller (coordenadora), Ana Clélia de Oliveira Rocha, Ariane Zanelli de Souza, Daniele John, Julieta Jerusalinsky, Lia Rudge, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero e Vera Helena Cury.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • A linguagem na psicanálise e na fonoaudiologia: Abordagem interdisciplinar das questões de leitura e escrita
  • Hieróglifos, letras e números: cifração e decifração na história da humanidade e na clínica contemporânea
  • Da fala a escrita: abordagem interdisciplinar das questões de aprendizagem
  • Problemas de aprendizagem: a fonoaudiologia conta a história
  • A instância da letra na aprendizagem
  • Foniatria e fonoaudiologia. Intervenções clínicas num caso de dificuldades na escrita
  • Linguagem e lógica: a perspectiva psicopedagógica
  • Escrita e trauma
  • Apresentação clinica sobre o trabalho interdisciplinar com uma escola
  • Intoxicações eletrônicas
  • A escrita e o desenho na clínica psicanalítica

ESTRATÉGIAS:

Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra, neurologista, psicopedagogo e psicanalistas e discussões de casos clínicos.

DESTINADO A

Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicopedagogos e trabalhadores da área de saúde mental infantil.

DURAÇÃO

De 19 de agosto a  28 de outubro de 2022.

HORÁRIO

  • Sextas-feiras, das 15h30 às 17h30.

CARGA HORÁRIA

  • 22 horas.

Maiores informações e inscrição
www.sedes.org.br ou  11 3866-2730  | secretaria@sedes.org.br
Rua Ministro Godoy, 1484 
|  Perdizes  |  São Paulo