WINNICOTT: EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO

Coordenação
Afrânio de Matos Ferreira e Sandra Tschirner

Objetivo
O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem. Além disso, são abordados temas contemporâneos, tais como adições, identidade e gênero e reflexões sobre a sociedade e um trabalho de oficina de escrita com enfoque psicanalítico.

Corpo Docente
O corpo docente é composto por membros do Departamento de Psicanálise da Criança e professores convidados: Afrânio de Matos Ferreira, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg, Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner,Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna.

Conteúdo Programático
- O autor e a obra: formação e influência;
- Desenvolvimento Emocional Primitivo;
- A Clínica da Relação mãe-bebê;
- Integração Psique – Soma;
- Transcionalidade;
- O Brincar e a Criatividade;
- A Experiência Cultural. Consultas Terapêuticas e Jogo do Rabisco
- A família e a busca pela integração
- Adolescência
- Os processos de Maturação
- Psicopatologia na infância
- Regressão
- Clínica do Setting e caso Piggle
- Angústias Impensáveis
- Agressividade
- Tendência Antissocial
- Adições
- Integração Psique – Soma
- Identidade e gênero
- Reflexões sobre a sociedade
- Oficina de Escrita com Enfoque Psicanalítico

Estratégias: Aulas teóricas, Seminários clínicos, Oficina de escrita.

Trabalho de final de curso: serão ministradas 02 oficinas de escrita, uma em cada semestre, com o objetivo principal de compartilhar orientações para a produção de textos com enfoque psicanalítico – artigos, ensaios, relatos de caso clínico, articulação teórica a partir de filmes, contos, etc. O objetivo é que os participantes busquem emoldurar, através da escrita, temas que se mostraram mais significativos durante o curso, articulando com seus percursos profissionais e/ou pessoais. A ideia é que sejam exercícios de reflexão e integração de conteúdos. Os trabalhos serão apreciados e comentados pelo corpo docente.

Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.

Destinado a
Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

Duração
Um ano

Carga Horária
60 horas

Horário
Segundas-feiras, das 19h30 às 21h30

Número de vagas
27 (vinte e sete)


RELAÇÃO PAIS-BEBÊ: DA OBSERVAÇÃO À INTERVENÇÃO

Corpo Docente
Audrey Setton Lopes de Souza (coordenadora), Denise de Sousa Feliciano, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecília Pereira da Silva e Tereza Marques de Oliveira.

Objetivo Geral
Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe-Bebê de Ester Bick. Proporcionar o aprofundamento teórico para os trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena. Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir da Observação Psicanalítica.

Objetivos Específicos

1. Desenvolver a capacidade de observação psicanalítica, refinando a capacidade de atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais;

2. Promover o desenvolvimento profissional a partir da possibilidade de vivenciar e refletir sobre elementos essenciais presentes nos vínculos de cuidado;

3. Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional;

4. Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas;

5. Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas;

6. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida;

7. Promover a capacidade de observação do vínculo afetivo-emocional da relação pais-bebê a partir do desenvolvimento do recém-nascido;

8. Promover a capacidade de verificar indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança de 0 a 3 anos;

9. Estimular a capacidade de reconhecer e prevenir transtornos de desenvolvimento;

10. Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário;

11. Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Conteúdo Programático

  • Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick;
  • Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);
  • Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento;
  • Intervenção precoce na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança; questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança; as questões transgeracionais e a parentaliade.

Estratégias
Primeiro Ano:

  • 18h00 às 19h00 – Seminário de Observação de Bebês no modelo Esther Bick, que envolve a atividade extra classe de 1 hora por semana além da carga horária das aulas;
  • 19h15 às 20h30 – Aula teórica com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.

Segundo Ano (pré-requisito: ter concluído o 1o. ano básico)

  • 18h00 às 19h00 – Seminário de Observação de Bebês no modelo Esther Bick para os alunos que optarem pela observação do bebê durante seu segundo ano de vida.
  • 19h15 às 20h30 – Seminário de Intervenção Pais-Bebê/Situação de Trabalho, que consiste na supervisão da prática realizada pelos alunos em diferentes contextos.

Observação: Os alunos podem se candidatar a atividade prática que é oferecida pela clínica psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico).

Destinado a
Profissionais das áreas de Saúde Materno-Infantil e Educação como: psicólogos, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicopedagogos, doulas, educadores e afins.

Pré-requisito: É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

Duração
Um ano (com possibilidade de extensão para dois anos).

Carga-horária
80 horas (primeiro ano).

Horário
Quintas-feiras, das 18h às 20h30.

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