O Espaço Potencial-Winnicott é um grupo de estudos e pesquisa teórico-clínica cujo principal objeto de reflexão e investigação é a obra do psicanalista inglês Donald Woods Winnicott (1896-1971). Fundado em 1999 por Afrânio de Matos Ferreira e Magaly Miranda Marconato Callia, está ligado ao Setor de Clínica e Pesquisa do Departamento Psicanálise Com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae.

Objetivos
Estudo e aprofundamento da obra de Winnicott através da leitura e discussão de textos do autor, bem como de outros estudiosos que se dedicam à sua obra ou cujas produções dialogam temática e/ou teoricamente com as dele.
Promoção de interlocução entre diversos profissionais que buscam aprimorar a experiência clínica em psicanálise da criança e/ou família.
Promoção e incentivo da produção de trabalhos teóricos e clínicos relacionados ao pensamento de Winnicott, bem como de atividades em que esta produção possa ser compartilhada.

Participação
O Espaço Potencial-Winnicott está aberto à comunidade de profissionais interessados na obra de Winnicott que possuam um conhecimento básico de sua teoria.
As pessoas que desejam se candidatar a participar do Espaço Potencial-Winnicott devem solicitar sua inclusão aos coordenadores mediante uma breve apresentação por escrito, indicando seu percurso profissional e sua familiaridade com a obra de Winnicott, e um mini-currículo. Os pedidos devem ser encaminhados à Secretaria do Sedes, em nome dos coordenadores do Espaço Potencial-Winnicott no início de cada semestre (março e agosto de cada ano).

Vagas: 30
É cobrada uma taxa de participação.

Metodologia
Este Espaço trabalha de forma horizontal e conta com 02 coordenadores rotativos que se alternam a cada dois anos, escolhidos entre e pelos membros do grupo. Ocupam-se das condições concretas para o bom funcionamento do grupo – início e encerramento dos encontros, divulgação dos informes, acompanhamento da freqüência, recebimento e encaminhamento de eventuais demandas específicas. Atualmente, compõem esta coordenação Mônica Lazzarini Valente e Viviane Halasz Galvão.

Contatos
Mônica Valente – molfvalente@uol.com.br
Viviane Halasz Galvão – vigalvao@uol.com.br

Horários e Frequência
Os encontros acontecem nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês (março a junho e agosto a novembro), das 12h00 às 13h45, na sala 104 do Instituto Sedes Sapientiae.
Pede-se que as faltas sejam avisadas com antecedência. Tolerância de, no máximo, 3 faltas sem aviso prévio.

Outras Informações
Secretaria do Instituto Sedes Sapientiae: 3866-2730 / 3866-2731 / 3866-2732

Share →

    departamento psicanálise com crianças | instituto sedes sapientiae
rua ministro godoi, 1484, perdizes, são paulo, 05015- 900 | fone: (11) 3866-2730 | e-mail: psicanalisedacrianca.sedes@gmail.com

as informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao departamento psicanálise com crianças e seus autores.
website por alice shintani