Cursos de aperfeiçoamento

WINNICOTT: EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO

Coordenação
Afrânio de Matos Ferreira

Objetivo
Percorrer, a partir de conceitos básicos sobre a transicionalidade – o espaço do brincar, da criação e da cultura – uma trajetória pela obra do autor,
desde o desenvolvimento emocional primitivo do indivíduo e a constituição do Self, à vida cultural adulta compartilhada. Este curso surgiu à partir do Espaço Potencial Winnicott, que é o primeiro espaço horizontal de reflexão sobre o pensamento de Donald W. Winnicott no Instituto Sedes Sapientiae, e vem atendendo à crescente demanda de um estudo orientado da teoria e prática clínica deste autor.

Corpo Docente
Afrânio de Matos Ferreira, Magaly Marconato Callia, Irmgard Birmoser de Matos Ferreira, Sandra Tschirner, Sueli Hisada, Tales Afonso Muxfeltd Ab’Saber e Tereza Marques de Oliveira.

Conteúdo Programático
O Autor e a Obra; Formação e Influências; Desenvolvimento Emocional Primitivo; Integração Psique-Soma; Transicionalidade; O Brincar e a Criatividade; Regressão; Angústias Impensáveis; Verdadeiro e Falso Self; A Comunicação e Não Comunicação; Clínica do Setting; A Clínica da Relação mãe/bebê/família; Psicopatologia da Infância; Clínica da Adolescência; Tendência Anti-social; Jogo do Rabisco; Consultas Terapêuticas; A Experiência Cultural; Autores Contemporâneos.

Além das aulas teóricas, haverá também seminários clínicos ao longo dos dois semestres. Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os quatro encontros do Interlocuções.

Público-alvo
Profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

Horário
Quintas-feiras, das 20h30 às 22h10


RELAÇÃO PAIS-BEBÊ: DA OBSERVAÇÃO À INTERVENÇÃO

Coordenação
Audrey Setton Lopes de Souza e Magaly Marconato Callia

Objetivo
Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe- Bebê de Ester Bick. Proporcionar o aprofundamento teórico e a reflexão clínica relacionada a trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena.
Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir do olhar psicanalítico. Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional. Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário. Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Corpo Docente
Audrey Setton Lopes de Souza, Denise de Sousa Feliciano, Magaly Marconato Callia, Maria Cecília Pereira da Silva, Mariângela Mendes de Almeida, Tereza Marques de Oliveira.

Conteúdo Programático

  • Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick;
  • Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);
  • Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento, Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança, Observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança, Questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança e as questões inter e transgeracionais.

Público-alvo
Profissionais das áreas de Saúde e Educação.

Duração
Um ano.

Carga-horária
96 horas.

Horário
Quintas-feiras, das 18h às 20h30.


Cursos de expansão

LEITURAS PSICANALÍTICAS SOBRE O BRINCAR

Coordenação
Ada Morgenstern

Objetivo
Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

Corpo Docente
Ada Morgenstern, Alessandra Cassia Leite Barbieri, Elsa Vera Kunze Post Susemhil e Lia Pitliuk.

Conteúdo Programático
Natureza e funções do brincar: aspectos históricos do brincar • O jogo e a cultura • De Freud a Lacan: o brincar e a repetição • O brincar, o sonho, a fantasia • O brincar e o significante. O espaço psíquico do brincar na perspectiva kleiniana: a importância da formação de símbolos para o desenvolvimento psíquico • O brincar e a personificação • A imaginação, o brincar e a arte • O brincar na transicionalidade na perspectiva winnicottiana: o brincar e a realidade • O brincar e o espaço potencial • O brincar e a atividade criativa.

Público-alvo
Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

Duração
Um semestre, de março a julho.

Carga-horária
30 horas.

Horário
Quartas-feiras, das 18h às 20h.


CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS:
A CONFIGURAÇÃO DE UM CAMPO

Coordenação
Elsa Vera Kunze Post Susemihl e Mary Ono

Objetivo
Introduzir o campo da Psicanálise com Crianças, partindo dos principais conceitos formulados pela teoria freudiana e seguindo seu percurso em autores pós-freudianos, em especial aqueles que se dedicaram ao trabalho clínico e teórico com crianças. Todo esse percurso será acompanhado por leituras e discussões sobre a clínica.

Corpo Docente
Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Mary Ono.

Conteúdo Programático
Sobre o homem psicanalítico: Inconsciente, Conflito, Sintoma; Do infantil na Psicanálise à Psicanálise de crianças: sobre o infantil na Psicanálise; A Psicanálise de crianças e o infantil, a escuta psicanalítica da criança, o lugar da família.
Sobre a técnica: A transferência e a interpretação, a transferência e o infantil, as especificidades do trabalho com crianças.

Público-alvo
Psicólogos, estudantes do quinto ano de Psicologia e profissionais das áreas afins (tais como pedagogos, fonoaudiólogos, pediatras, etc), interessados na clínica com crianças e que pretendam expandir seus conhecimentos, incluindo a dimensão que o olhar psicanalítico pode oferecer.

Duração
Um semestre, de agosto a novembro.

Carga-horária
34 horas.

Horário
Quartas-feiras, das 18h às 20h.


AMAMENTAÇÃO E PSIQUISMO: REFLEXÕES

Objetivos
– Estudar aspectos psíquicos e fatores sócio-culturais envolvidos na amamentação, que por vezes impedem ou dificultam o estabelecimento de um vínculo mãe-bebê-família;
– Instrumentalizar os profissionais de saúde para que possam reconhecer os aspectos simbólicos presentes nessas dinâmicas;
– Orientar a conduta clínica relacionada aos fatores psíquicos que cabe ao âmbito de cada esfera de saúde.

Corpo Docente
Denise de Sousa Feliciano. Psicóloga e Psicanalista. Com formação em Psicanálise da Criança pelo Sedes Sapientiae; especialização em Psicopatologia do Bebê pela USP e Université Paris 12; mestre e doutora pelo IPUSP-SP em pesquisas sobre amamentação; membro filiado ao Instituto da SBPSP; professora do Curso de Introdução a Intervenção Precoce na Relação Pais Bebê no Sedes; formação em Observação da Relação Mãe Bebê pelo Instituto da SBPSP; membro efetivo do Departamento de Psicanálise da Criança do Sedes; membro do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de SP).

Conteúdo Programático
- Considerações históricas e culturais sobre a maternidade e a amamentação;
- A Construção do amor materno;
- Amamentação e Cultura;
- A amamentação no cenário mãe-bebê;
- Amamentar e Aleitar;
- A gênese do psiquismo materno;
- O Psiquismo feminino e o amamentar;
- Peculiaridade do bebê e da mãe na dupla amamentar;
- Desmame;
- Discussão de situações clínicas.

Estratégias: Discussões a partir de situações clínicas apresentadas pela professora e trazidas pelos alunos, permeadas por contextualizações teóricas de textos previamente indicados.

Público-alvo
Pediatras, ginecologistas, obstetras, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais que desenvolvam trabalhos com lactantes e puérperas.

Horário
Sextas-feiras, das 14h30 às 17h30.


CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE ÀS ESCRITAS DA CLÍNICA

Objetivos
- Situar a relação escrita/experiência a partir da referência ao inconsciente, de Freud a Lacan;
- Desenvolver a relação entre escrita e transmissão;
- Refletir sobre as escritas da clínica dos participantes.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller. Coordenadora (Psicanalista. Formada em psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professora do curso de especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC/SP. Professora e coordenadora do curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae);

Professora Convidada: Ana Costa (Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela UFRGS, Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Pós-Doutorado pela Université de Paris XIII. É membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte do PPG em Psicanálise e orientando mestrado e doutorado. Coordena a Rede de Pesquisa Escritas da Experiência).

Conteúdo Programático

I – A função da escrita:
- As metáforas escriturais em Freud;
- Escrita e fantasia;
- A escrita nas referências a inibição, sintoma e angústia.

II – O que se escreve do que se escuta?
- A oposição entre fala e escrita;
- Transferência e repetição;
- A escrita do caso e as condições de transmissão da experiência;
- Seria a escrita de caso literatura?

III – A escrita como experiência
- Memória e registro;
- O traço do caso e a ficção em psicanálise;
- Corpo e escrita;
- Traduzir, transcrever, transliterar.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas e orientação de escrita.

Público-alvo
Pós-graduandos e profissionais da área de saúde mental.

Horário
Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

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