WINNICOTT: EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO

Coordenação
Afrânio de Matos Ferreira e Sandra Tschirner

Objetivo
O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem. Além disso, são abordados temas contemporâneos, tais como adições, identidade e gênero e reflexões sobre a sociedade.

Corpo Docente
O corpo docente é composto por membros do Departamento de Psicanálise da Criança e professores convidados: Afrânio de Matos Ferreira, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg, Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner,Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna.

Conteúdo Programático
- O autor e a obra: formação e influência;
- Desenvolvimento Emocional Primitivo;
- A Clínica da Relação mãe-bebê;
- Integração Psique – Soma;
- Transcionalidade;
- O Brincar e a Criatividade;
- A Experiência Cultural. Consultas Terapêuticas e Jogo do Rabisco
- A família e a busca pela integração
- Adolescência
- Os processos de Maturação
- Psicopatologia na infância
- Regressão
- Clínica do Setting e caso Piggle
- Angústias Impensáveis
- Agressividade
- Tendência Antissocial
- Adições
- Integração Psique – Soma
- Identidade e gênero
- Reflexões sobre a sociedade
- Oficina de Escrita com Enfoque Psicanalítico

Trabalho de final de curso: serão ministradas 02 oficinas de escrita, uma em cada semestre, com o objetivo principal de compartilhar orientações para a produção de textos com enfoque psicanalítico – artigos, ensaios, relatos de caso clínico, articulação teórica a partir de filmes, contos, etc. A intenção é que os participantes busquem emoldurar, através da escrita, temas que se mostraram mais significativos durante o curso, articulando com seus percursos profissionais e/ou pessoais. A ideia é que sejam exercícios de reflexão e integração de conteúdos. Os trabalhos serão apreciados e comentados pelo corpo docente. Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.

Destinado a
Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

Duração
1 ano

Carga Horária
60 horas

Horário
Quintas-feiras, das 20h30 às 22h30

Número de vagas
27 (vinte e sete)


RELAÇÃO PAIS-BEBÊ: DA OBSERVAÇÃO À INTERVENÇÃO

Corpo Docente
Audrey Setton Lopes de Souza (coordenadora), Denise de Sousa Feliciano, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecília Pereira da Silva e Tereza Marques de Oliveira.

Objetivo Geral
Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe-Bebê de Ester Bick. Proporcionar o aprofundamento teórico para os trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena. Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir da Observação Psicanalítica.

Objetivos Específicos

1. Desenvolver a capacidade de observação psicanalítica, refinando a capacidade de atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais;

2. Promover o desenvolvimento profissional a partir da possibilidade de vivenciar e refletir sobre elementos essenciais presentes nos vínculos de cuidado;

3. Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional;

4. Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas;

5. Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas;

6. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida;

7. Promover a capacidade de observação do vínculo afetivo-emocional da relação pais-bebê a partir do desenvolvimento do recém-nascido;

8. Promover a capacidade de verificar indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança de 0 a 3 anos;

9. Estimular a capacidade de reconhecer e prevenir transtornos de desenvolvimento;

10. Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário;

11. Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Conteúdo Programático

  • Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick;
  • Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);
  • Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento;
  • Intervenção precoce na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança; questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança; as questões transgeracionais e a parentaliade.

Estratégias
Primeiro Ano:

  • 18h00 às 19h00 – Seminário de Observação de Bebês no modelo Esther Bick, que envolve a atividade extra classe de 1 hora por semana além da carga horária das aulas;
  • 19h15 às 20h30 – Aula teórica com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.

Segundo Ano (pré-requisito: ter concluído o 1o. ano básico)

  • 18h00 às 19h00 – Seminário de Observação de Bebês no modelo Esther Bick para os alunos que optarem pela observação do bebê durante seu segundo ano de vida.
  • 19h15 às 20h30 – Seminário de Intervenção Pais-Bebê/Situação de Trabalho, que consiste na supervisão da prática realizada pelos alunos em diferentes contextos.

Observação: Os alunos podem se candidatar a atividade prática que é oferecida pela clínica psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico).

Destinado a
Profissionais das áreas de Saúde Materno-Infantil e Educação como: psicólogos, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicopedagogos, doulas, educadores e afins.

Pré-requisito: É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

Duração
Um ano (com possibilidade de extensão para dois anos).

Carga-horária
80 horas (primeiro ano).

Horário
Quintas-feiras, das 18h às 20h30.


LEITURAS PSICANALÍTICAS SOBRE O BRINCAR

Coordenação
Ada Morgenstern

Objetivo
Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

Corpo Docente
Ada Morgenstern, Alessandra Cassia Leite Barbieri e professores convidados.

Conteúdo Programático
Natureza e funções do brincar: aspectos históricos e culturais. – As leituras psicanalíticas: Freud e as primeiras formulações sobre o brincar; o espaço psíquico do brincar, segundo Melanie Klein; o brincar dos bebês – primórdios da simbolização; Winnicott e o brincar na transicionalidade; o brincar e o significante, de Lacan a Dolto – O brincar na atualidade: a escola; a virtualidade.

Destinado a
Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

Duração
Um semestre.

Carga-horária
30 horas.

Horário
Quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.


AMAMENTAÇÃO E PSIQUISMO: REFLEXÕES

Coordenação
Denise de Sousa Feliciano

Objetivos
Instrumentalizar os profissionais de saúde a reconhecer influências emocionais presentes na dinâmica da amamentação que, muitas vezes, interferem e impedem que ela se estabeleça satisfatoriamente, comprometendo o vínculo dos pais com o bebê e o desenvolvimento psicoemocional saudável da criança.

Corpo Docente
Denise de Sousa Feliciano.

Conteúdo Programático

  • Amamentação e Cultura;
  • A Construção do amor materno;
  • A importância da amamentação no vínculo mãe-bebê;
  • Amamentação e sexualidade;
  • A gênese do psiquismo feminino e o amamentar;
  • O Psiquismo feminino e o amamentar;
  • Peculiaridade do bebê e da mãe na dupla amamentar;
  • Desmame precoce e desmame tardio;
  • Desmame: a dor da primeira separação.

Estratégias
Discussões a partir de situações clínicas apresentadas pela professora e trazidas pelos alunos, permeadas por contextualizações teóricas de textos previamente indicados.

Destinado a
Pediatras, ginecologistas, obstetras, enfermeiros, psicólogos, doulas e demais profissionais de saúde materno-infantil.

Carga Horária
30 horas

Horário
Quartas-feiras, das 18h às 21h


CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE ÀS ESCRITAS DA CLÍNICA: TRAUMA E ESCRITA

Coordenação
Adela Stoppel de Gueller

Objetivos
Situar a relação entre trauma e escrita a partir da referência ao inconsciente, de Freud a Lacan; Desenvolver a relação entre escrita e transmissão da experiência; Refletir sobre escritas resultantes de experiências traumáticas.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller – coordenadora (Psicanalista. Formada em psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professora do curso de especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC/SP. Professora e coordenadora do curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae);

Professora Convidada: Ana Costa (Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela UFRGS, Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Pós-Doutorado pela Université de Paris XIII. É membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte do PPG em Psicanálise e orientando mestrado e doutorado. Coordena a Rede de Pesquisa Escritas da Experiência).

Conteúdo Programático

I – A função da escrita:

  • A oposição entre fala e escrita;
  • Escreve-se quando não se pode falar?
  • O desenho como escrita;
  • Escrita e transmissão.

II – Trauma e escrita:

  • Trauma e transmissão;
  • Traço e letra nas elaborações de Freud e Lacan;
  • Escrita e testemunho: como fazer passar o incomunicável?
  • A escrita literária e a função da angústia: o testemunho de Georges Perec.

Estratégias
Aulas expositivas.

Destinado a
Pós-graduandos e profissionais da área de saúde mental.

Duração
Um semestre.

Horário
Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30 (quinzenal).

Duração
De agosto a novembro.


CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS: A CONFIGURAÇÃO DE UM CAMPO

Objetivos
Introduzir o campo da psicanálise com crianças a partir dos principais conceitos formulados pela teoria freudiana; Apresentar o percurso de alguns autores pós-freudianos, especialmente aqueles que se dedicaram ao trabalho com crianças; Discutir a implicação e articulação de teoria e clínica.

Corpo Docente
Elsa Vera Kunze Post Susemihl e Mary Ono.

Conteúdo Programático
Conceitos inaugurais da Psicanálise: Inconsciente, conflito e sintoma; O infantil em Psicanálise; Psicanálise com crianças: início e história; O brincar e a escuta da criança; O lugar dos pais; Sobre transferência, interpretação e outras especificidades do trabalho psicanalítico com crianças.

Estratégias
Aulas expositivas baseadas em leituras prévias de textos indicados.

Destinado a
Psicólogos, estudantes de 5º ano de Psicologia e profissionais afins interessados em expandir seus conhecimentos através da dimensão do olhar psicanalítico.

Duração
Um semestre, de agosto a dezembro.

Horário
Quartas-feiras, das 18h00 às 20h00.


O FALAR DA CRIANÇA – UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE FONOAUDIOLOGIA E PSICANÁLISE

Coordenação
Adela Stoppel de Gueller

Objetivos
Refletir sobre o trabalho clínico interdisciplinar. Articular conceitual e clinicamente o desenvolvimento de fala e suas vicissitudes com a constituição psíquica. Apresentar as diversas teorias de aquisição da linguagem. Trabalhar o conceito de normal e patológico em casos clínicos onde a questão de fala e da linguagem são centrais.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller; Ana Clélia de Oliveira Rocha; Marta Gonçalves Gimenez Baptista; Mariana Lopes Fávero

Conteúdo Programático

I – A Clínica dos transtornos da linguagem: Avaliação e tratamento dos distúrbios da fala: enfoque interdisciplinar. Interlocução e direção de tratamento: Fonoaudiologia, Psicanálise e Foniatria.

II – Aspectos orgânicos envolvidos na fala: fala, audição, cognição, exames complementares, diagnóstico.

III – Aquisição da linguagem: Os princípios da lingüística nas diversas teorias aquisição de linguagem. Teoria sócio-interacionista e Psicanálise.

IV – A linguagem e a constituição da subjetividade na criança: Linguagem e inconsciente. Linguagem e pulsão.

V – Transtornos da linguagem: Ritmos distintos para aquisição da fala. Alterações fonéticas/fonológicas. Interrupção/mudança na fluência da fala (gagueira e taquifemia). Questões auditivas na primeira infância: quadros clínicos e suas interferências na aquisição da fala. Malformações congênitas e as implicações na fala e no desenvolvimento da criança. Distúrbio Específico de Linguagem: definição e caracterização do quadro. Alterações da linguagem oral associadas a quadros psíquicos: ecolalia/repetição/mutismo e sua relação com autismo e psicose.

VI – Estudos de casos clínicos: Apresentação e discussão de casos clínicos: compreensão dos enlaces e caminhos que a clínica com crianças com transtornos de linguagem exige na sua ação terapêutica considerando que a criança está se constituindo como sujeito.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra e psicanalista e discussões de casos clínicos.

Destinado a
Profissionais da área de saúde mental infantil: psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros etc.

Horário
Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

Duração
De março a junho.

Carga horária
16 horas. 30 VAGAS

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