WINNICOTT: EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO

Coordenação
Afrânio de Matos Ferreira e Sandra Tschirner

Objetivo
Percorrer, a partir de conceitos básicos sobre a transicionalidade, uma trajetória pela obra do Winnicott, desde o desenvolvimento emocional primitivo do indivíduo e a constituição do Self, à vida cultural adulta compartilhada; oferecer aos alunos a oportunidade de participar de seminários clínicos e dos Encontros de Interlocuções, organizados pelo Espaço Potencial Winnicott. Este curso surgiu a partir do trabalho desenvolvido no núcleo de reflexão sobre o pensamento de Donald W. Winnicott no Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Este núcleo é composto pelo Espaço Potencial Winnicott, Grupo de Interlocuções e Curso de Aperfeiçoamento e vem atendendo à crescente demanda de um estudo orientado da teoria e prática clínica deste autor.

Corpo Docente
Afrânio de Matos Ferreira, Sandra Tschiner, Sueli Hisada, Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna, Lygia Humberg, Claudia Perrot, Lucila de Jesus Mello Gonçalves e professores convidados.

Conteúdo Programático
Introdução ao autor e sua obra, formação e influências. Estudo do Desenvolvimento Emocional Primitivo. Contribuições de Winnicott: Integração, Psique-Soma, Transicionalidade, Brincar e Criatividade, Regressão, Angústias Impensáveis, Verdadeiro e Falso Self, Tendência Anti-social, Experiência Cultural. Estudo da clínica de Winnicott: Jogo do Rabisco; Consultas Terapêuticas; Clínica do Setting; A Clínica da Relação mãe/bebê/ família, Clínica com Crianças e Clínica com Adolescentes.

Destinado a
Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

Duração
1 ano

Carga Horária
70 horas, sendo 62 horas obrigatórias e 8 horas optativas.

Horário
Quintas-feiras, das 20h30 às 22h30.


RELAÇÃO PAIS-BEBÊ: DA OBSERVAÇÃO À INTERVENÇÃO

Coordenação
Audrey Setton Lopes de Souza

Objetivo
Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica, por meio do Método de Observação da Relação Mãe- Bebê de Ester Bick; proporcionar o aprofundamento teórico e a reflexão clínica, relacionada a trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena; promover a capacidade de intervir precocemente na relação
pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais, ou serviços de saúde especializados, quando necessário; promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Corpo Docente
Audrey Setton Lopes de Souza, Denise de Sousa Feliciano, Maria Cecília Pereira da Silva, Mariângela Mendes de Almeida, Tereza Marques de Oliveira.

Conteúdo Programático

  • Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick (com prática supervisionada);
  • Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);
  • Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento, Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança, Observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança, Questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança e as questões inter e transgeracionais.

Destinado a
Profissionais das áreas de Saúde e Educação.

Duração
Um ano.

Carga-horária
90 horas.

Horário
Quintas-feiras, das 18h às 20h30.

Pré-requisito
É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.


LEITURAS PSICANALÍTICAS SOBRE O BRINCAR

Coordenação
Ada Morgenstern

Objetivo
Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

Corpo Docente
Ada Morgenstern, Alessandra Cassia Leite Barbieri e professores convidados.

Conteúdo Programático
Natureza e funções do brincar: aspectos históricos e culturais. – As leituras psicanalíticas: Freud e as primeiras formulações sobre o brincar; o espaço psíquico do brincar, segundo Melanie Klein; o brincar dos bebês – primórdios da simbolização; Winnicott e o brincar na transicionalidade; o brincar e o significante, de Lacan a Dolto – O brincar na atualidade: a escola; a virtualidade.

Destinado a
Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

Duração
Um semestre, de março a julho.

Carga-horária
30 horas.

Horário
Quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.


AMAMENTAÇÃO E PSIQUISMO: REFLEXÕES

Coordenação
Denise de Sousa Feliciano

Objetivos
Instrumentalizar os profissionais de saúde a reconhecer influências emocionais presentes na dinâmica da amamentação que, muitas vezes, interferem e impedem que ela se estabeleça satisfatoriamente, comprometendo o vínculo dos pais com o bebê e o desenvolvimento psicoemocional saudável da criança.

Corpo Docente
Denise de Sousa Feliciano.

Conteúdo Programático

  • Amamentação e Cultura;
  • A Construção do amor materno;
  • A importância da amamentação no vínculo mãe-bebê;
  • Amamentação e sexualidade;
  • A gênese do psiquismo feminino e o amamentar;
  • O Psiquismo feminino e o amamentar;
  • Peculiaridade do bebê e da mãe na dupla amamentar;
  • Desmame precoce e desmame tardio;
  • Desmame: a dor da primeira separação.

Estratégias
Discussões a partir de situações clínicas apresentadas pela professora e trazidas pelos alunos, permeadas por contextualizações teóricas de textos previamente indicados.

Destinado a
Pediatras, ginecologistas, obstetras, enfermeiros, psicólogos, doulas e demais profissionais de saúde materno-infantil.

Carga Horária
30 horas

Horário
Quartas-feiras, das 18h às 21h


CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE ÀS ESCRITAS DA CLÍNICA: TRAUMA E ESCRITA

Coordenação
Adela Stoppel de Gueller

Objetivos
Situar a relação entre trauma e escrita a partir da referência ao inconsciente, de Freud a Lacan; Desenvolver a relação entre escrita e transmissão da experiência; Refletir sobre escritas resultantes de experiências traumáticas.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller e Ana Costa (professora convidada).

Conteúdo Programático

I – A função da escrita:

  • A oposição entre fala e escrita;
  • Escreve-se quando não se pode falar?
  • O desenho como escrita;
  • Escrita e transmissão.

II – Trauma e escrita:

  • Trauma e transmissão;
  • Traço e letra nas elaborações de Freud e Lacan;
  • Escrita e testemunho: como fazer passar o incomunicável?
  • A escrita literária e a função da angústia: o testemunho de Georges Perec.

Destinado a
Pós-graduandos e profissionais da área de saúde mental.

Duração
Um semestre.

Carga Horária
16 horas.

Horário
Sextas-feiras, das 17h00 às 19h00 (quinzenal).


CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS: A CONFIGURAÇÃO DE UM CAMPO

Objetivos
Introduzir o campo da psicanálise com crianças a partir dos principais conceitos formulados pela teoria freudiana; Apresentar o percurso de alguns autores pós-freudianos, especialmente aqueles que se dedicaram ao trabalho com crianças; Discutir a implicação e articulação de teoria e clínica.

Corpo Docente
Elsa Vera Kunze Post Susemihl e Mary Ono.

Conteúdo Programático

Sobre o homem psicanalítico:

  • O inconsciente;
  • O conflito;
  • O sintoma.

O Infantil na Psicanálise à Psicanálise de Criança:

  • Sobre o infantil na Psicanálise;
  • A Psicanálise de crianças e o infantil;
  • O brincar e a escuta psicanalítica da criança;
  • O lugar dos pais na psicanálise com crianças.

Sobre a Técnica:

  • A transferência e o infantil;
  • A transferência e a interpretação;
  • As especificidades do trabalho com crianças.

Estratégias
Aulas expositivas baseadas em leituras prévias de textos indicados.

Destinado a
Psicólogos, estudantes de 5º ano de Psicologia e profissionais afins interessados em expandir seus conhecimentos através da dimensão do olhar psicanalítico.

Duração
Um semestre.

Carga Horária
26 horas.

Horário
Quartas-feiras, das 18h00 às 20h00.


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