Setor Curso
Promove a formação do psicanalista de crianças através do Curso de Psicanálise com Crianças, de especialização, duração de três anos e carga horária de seis horas semanais. Os alunos desse curso podem se candidatar ao estágio na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae.

Setor Eventos
Promove encontros e a comunicação entre os membros do Departamento e destes com a comunidade. Os eventos são centrados em temas de relevância para a psicanálise com crianças, através de Encontros Clínicos e Jornadas Internas, destinados aos alunos e membros do Departamento, Cinema e Psicanálise com CriançasColóquio de Psicanálise com Crianças, palestras e seminários abertos ao público em geral.

Setor Extensão
Organiza a oferta de cursos a partir das diversas demandas de formação dos membros do Departamento, dos seus setores e da comunidade em geral. As modalidades de cursos de extensão existentes são: cursos de Departamento, destinados somente a membros, cursos de aperfeiçoamento, com duração de um ano e cursos de expansão, com duração de um semestre.

Setor Clínica e Pesquisa
Desenvolve atividades que promovam a sustentação e o aprimoramento de práticas clínicas dos membros do Departamento. Essas atividades poderão se desenvolver no próprio Insituto, ou fora dele. Atualmente, integram esse setor os grupos de trabalho que se dividem em horizontais e verticais. Nos horizontais, os próprios membros determinam, em conjunto, o que será estudado, e de que forma, não havendo uma coordenação hierárquica. Os verticais são idealizados por membros que elegeram um coordenador que norteia a atividade proposta.

  • Grupos de Trabalho Horizontais: Grupo Acesso – Estudos, Intervenção e Pesquisa Sobre Adoção; Espaço Potencial Winnicott; Interlocuções – Espaço Potencial Winnicott; Gemelaridade e Reprodução Assistida: Novos Desafios para a Psicanálise; Ciranda – Laboratório de Psicanálise com Crianças;
  • Grupos de Trabalho Verticais: A Perspectiva Relacional em Psicanálise; Psicopatologia na Clínica com Crianças?; Saúde Mental na Infância – Grupo de Supervisão e Pesquisa sobre Psicanálise e Atendimento à Criança na Rede Pública.

Qualquer membro do Departamento pode encaminhar uma proposta de grupo de trabalho à coordenação do setor, que auxiliará em sua viabilização.

Os grupos de trabalho em desenvolvimento nesse setor são: Grupo Acesso – Estudos, Intervenção e Pesquisa sobre Adoção, em parceria com o Departamento de Formação em Psicanálise; Espaço Potencial Winnicott; Interlocuções – Espaço Potencial Winnicott; Gemelaridade e Reprodução Assisitida: Novos Desafios para a Psicanálise; Ciranda: Laboratório de Psicanálise com Crianças.

Setor Publicações
Cuida das publicações escritas do Departamento. Esse setor não está estruturado no momento, e fica mantido o procedimento atual para os projetos de publicação: os projetos surgem e são desenvolvidos nos respectivos setores em que foram gerados, e devem ser aprovados pela CG.

Setor Comunicação
Cuida de toda a comunicação interna e externa do Departamento. Assim, é responsável por: comunicações entre a coordenação do Departamento e seus membros e alunos; pela comunicação nas mídias sociais; pela manutenção e edição do site; pela edição do Boletim Eletrônico; pela divulgação, através da mala direta do Departamento, dos eventos e cursos do Departamento e daqueles que o Departamento achar por bem divulgar; pela alimentação da mala direta.

Secretaria
Auxilia na confecção das atas das reuniões de coordenação e assembleias, cuida da mala direta, encarrega-se da nossa correspondência eletrônica.

Tesouraria
Cabe à tesouraria administrar os recursos do Departamento, conforme política da Coordenação Geral, no que se refere às prioridades de investimentos financeiros, aos patrocínios e parcerias.

Share →

    departamento psicanálise com crianças | instituto sedes sapientiae
rua ministro godoi, 1484, perdizes, são paulo, 05015- 900 | fone: (11) 3866-2730 | e-mail: psicanalisedacrianca.sedes@gmail.com

as informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao departamento psicanálise com crianças e seus autores.
website por alice shintani