Aprendendo a aprender... Funções do Psicodramatista-Pesquisador

Mariângela Wechsler

 

 

Quando fui convidada a participar desta coluna coloquei alguns temas que me interessavam: desenvolvimento infantil e o trabalho de psicoterapia, psicoterapia familiar, de casal, de grupo e, finalmente, a Pesquisa em Psicodrama. Fui convocada para falar da Pesquisa em Psicodrama e fico me indagando... O que existe de comum a todos estes temas?

Acredito que é o fundamento de tornar-me e facilitar o outro a tornar-se ... A possibilidade de facilitar o outro que acompanho a se adentrar ao seu mundo de significados, ao seu universo simbólico, a partir da explicitação de suas cenas significantes, ao mesmo tempo em que vasculho meu universo de significados frente às situações colocadas como significantes. Tarefa nada fácil, requerendo um aprendizado contínuo...

Será que o processo de Pesquisa em Psicodrama não passa por esta possibilidade, a de nós Psicodramatistas-Pesquisadores termos a r esponsabilidade de reunir epistheme (ciência) e ethos (atitude) no cultivo de um devir, cuja transformação de atores para autores sociais, começa em nós ? (Marino, M. J, 2002).

Pois é com a responsabilidade sobre minha própria existência que posso re-ver meus papéis de psicoterapeuta de crianças, de família, casais, adultos e grupos, de Professora Supervisora de Psicodrama, podendo facilitar as próprias transformações em meus clientes e alunos, estes últimos, futuros Psicodramatistas-Pesquisadores ... O envolvimento existencial do Psicodramatista-Pesquisador com o fenômeno pede a transformação, o seu distanciamento reflexivo do próprio fenômeno pede a apreensão, a compreensão, para que se possa comunicar as possíveis perguntas... O momento da escrita é de um distanciamento reflexivo de 2ª ordem.

Agradeço a Silvia Petrilli por esta oportunidade de expor minhas premissas deste vértice das funções do Psicodramatista-Pesquisador e, a você leitor, pela paciência em me acompanhar.

 

 

Maio 2007

Para comentar a matéria, escreva uma mensagem para:
Mariângela Wechsler
mariwe@terra.com.br