Articulando a Pesquisa-Ação existencial aos Métodos Socionômicos

Mariângela Wechsler

 

Caro leitor,

Vamos explicitar as articulações entre Pesquisa-Ação e os Métodos Socionômicos, pontuando a origem da Pesquisa-Ação e o momento da emigração de Moreno, nosso mentor, nos EUA. Segundo Barbier (2000), o nascimento da Pesquisa-Ação, enquanto uma metodologia de pesquisa, é atribuída ao psicólogo alemão Kurt Lewin por ocasião de sua radicalização nos EUA (1933). Ora, não podemos esquecer que nosso mestre inspirador, Moreno, emigra para os EUA em 1925, tendo como mote o social e as dinâmicas de grupo – momento nomeado por Gonçalves et all (1988) de sociológico e grupal. No entanto, a comunidade científica não legitima a modalidade Pesquisa-Ação como pertencente e/ou isomórfica ao corpo teórico-metodológico socionômico, mas nós poderemos tecer estas conexões.

Alinhando a Pesquisa Socionômica à Pesquisa-Ação Existencial, em seus pressupostos, já explicitados no texto anterior, poderemos dizer que os Métodos Socionômicos podem ser lidos como métodos específicos da Pesquisa-Ação Existencial, proposta por Barbier (2000). Assim, estamos longe do paradigma positivista que orienta a Pesquisa-Ação aplicada, momento de emergência e consolidação que perdurou durante a 2ª. Guerra Mundial até 1960, denominado de momento mais americano.

Dizer que os Métodos Socionômicos podem ser considerados como métodos específicos da Pesquisa-Ação Existencial implica numa dupla afirmação: 1) que os fundamentos filosóficos e teóricos da Socionomia se alinham aos fundamentos filosóficos e teóricos da Pesquisa-Ação Existencial; 2) que a Pesquisa-Ação Existencial ao ter como método uma abertura em espiral com suas fases de planejamento, de ação, de observação e de reflexão, retomando para um novo planejamento da experiência em curso, não tem um corpo metodológico específico desenhado tal qual a Socionomia e que, portanto, Psicodrama, Sociodrama, Teatro Espontâneo, Role-Playing , Jogos Dramáticos, Jogos Sociométricos etc... poderiam ser a metodologia, por excelência, da Pesquisa-Ação Existencial.

 

Referências Bibliográficas:

Barbier, René. A pesquisa-Ação. Edit. Plano, Brasília, 2000

Gonçalves et all . Lições de Psicodrama. Ed. Agora, 1988

Wechsler, Mariângela P.Fonseca. A Pesquisa-Ação e os Métodos Socionômicos: uma conexão possível. In: Anais IV Congresso Brasileiro de Psicodrama, Minas Gerais, 2004

 

 

Agosto 2007

 

Para comentar a matéria, escreva uma mensagem para:
Mariângela Wechsler
mariwe@terra.com.br