COLUNAS

  Para acompanhar as reflexões de nossos colegas do DPSedes clique sobre o título das colunas.
Para comentar sobre os textos, utilize o e-mail do colunista.


Psicodrama nas organizações
Algumas reflexões e inquietações sobre os possíveis caminhos e descaminhos do Psicodrama no ambiente corporativo. Convite para um “bate-bola” que possa nos iluminar e ampliar nossas possibilidades neste contexto.  

 

Maria Cristina Botta Fonseca
Psicóloga (PUC/SP). Psicodramatista - foco psicoterápico (DPSedes), concluindo em 2008 o curso Nível II - Psicodramatista Didata (DPSedes). Coordenadora da Área Relacionamento do DPSedes. Formação em Coaching pelo ICI- Integrated Coaching Institute. Sócia Diretora da CDH/Competência no Desenvolvimento Humano, atuando em projetos de grandes empresas de Assessment de Profissionais, Mapeamento de Competências, Desenvolvimento, Treinamento e Coaching.

Maria Cristina

Direção Socionômica
Relatos ficcionais criados a partir da experiência profissional da autora que pretendem ser a base para instigar a comunidade psicodramática do DPSedes às reflexões éticas, teóricas e estratégicas sobre o papel de diretor de psicodrama no contexto clinico e socioeducacional, realizados em contextos privados e públicos.

Milene De Stefano Féo
Psicóloga. Psicodramatista socioeducacional (GETEP). Psicodramatista Didata Supervisora – socioeducacional e psicoterápico (FEBRAP). Professora da cadeira de desenvolvimento do papel de diretor no curso de formação em psicodrama nível I e Professora supervisora no curso de educação continuada nível II e III no DPSedes, onde é coordenadora do setor de especialização - nível I. Psicodrama clinico, especialista em adulto e adolescentes, pelo DPSedes.

Milene

Psicodrama, Comunicação e Educação
Reflexões e articulações baseadas na experiência da autora em Psicodrama, Comunicação e Educação:
possíveis contribuições, práxis e influências.

Liana Gottlieb
Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação (UMESP). Especialista em Didática do Ensino Superior. Pedagoga. Psicodramatista Didata Supervisora – Foco Socioeducacional (FEBRAP). Consultora Organizacional e Pedagógica. Coordenadora-Técnica de Cursos de Capacitação Profissional/Funcional e de Grupos de Treinamento. Docente na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Co-autora dos livros Diálogos sobre Educação...e se Platão voltasse? (Iglu, 1989), O Professor Universitário: Herói ou Vilão? (Cedas, 1994) e As aventuras de Lana e Drago, o dragão-voador (Iglu, 2005). Autora do livro Mafalda vai à Escola (Iglu e NCE-ECA/USP,1996). Coordenadora e co-autora do livro Comunicação e Mercado. Mestrado na Cásper: Orientação e Resultado (Iglu, 2004), Organizadora e co-autora do livro Comunicação Social. Pós-Graduação lato sensu na Cásper Líbero (Iglu, 2007).

Liana

Grupos e Psicodrama
Algumas considerações sobre teoria e prática com grupos sob a ótica do Psicodrama.

 

 

Terezinha Tomé Baptista
Psicóloga. Psicodramatista Didata Supervisora nos focos socioeducacional e psicoterápico pela FEBRAP. Docente do Curso de formação em Psicodrama DPSedes. Autora de vários artigos sobre Psicodrama e Grupos publicados em livros e revistas especializadas.

Foto Terezinha Tomé

Psicodrama e Psiquiatra
Temas da Psiquiatria atual comentados sob a óptica psicodramática.

 

 

Mário Costa Carezzato
Psiquiatra pela FMUSP. Psicodramatista Didata Supervisor pela FEBRAP, exerce clínica particular em São Paulo. Autor de vários artigos publicados em revistas especializadas.

Foto

Psicodrama e Psicanálise – encontros e desencontros
Os textos buscam focar algumas questões convergentes e articulações das duas linhas de abordagens sem desconsiderar suas especificidades e divergências.

 

 

Vera Lúcia Rolim Silva
Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP, Psicodramatista Didata Supervisora pela FEBRAP e autora de textos publicados em revistas especializadas.


Tangências da Infância
Pensamentos sobre a criança, seu dia-a-dia, suas relações e outros aspectos a ela relacionados.

 

Silvia Petrilli
Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e pais. Especialista em: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional, Psicanálise de crianças e Psicodrama Psicoterápico e Socioeducacional. Didata Supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama. Supervisora de Psicoterapia Psicodramática com crianças no DPSedes - Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora de Comunicação e Divulgação do DPSedes. Autora de vários artigos e trabalhos em Revistas,  Livros e sites. Organizadora do livro Rosa-dos-Ventos da Teoria do Psicodrama, editado pela Ágora.


PsicodramArtista Pensante
Uma proposta de reflexão e discussão sobre as inquietações e idéias da colunista, com base em sua experiência profissional.

 

Rosane Rodrigues
Psicóloga. Psicodramatista. Mestre em Artes Cênicas. Professora de Psicodrama e Teatro no Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Co-autora do livro “O Jogo no Psicodrama”. Co-autora do jogo Cia de Teatro. Diretora do Grupo Improvise. 


Brincar de Pensar
Uma proposta de exercício lúdico acerca do pensar o humano. Do que o constitui, do que o transforma. Percorre o cotidiano com o olhar, mais ou menos inocente, de uma psicodramatista clínica.

 

Anna Maria Knobel
Psicodramatista Didata-Supervisora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Docente do Depto. de Psicodrama – Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro: Moreno em Ato (Editora Ágora) e de artigos em revistas e livros. Mulher, esposa e mãe.


Conflitos Conjugais
Breves comentários sobre os temas: o conceito de conflito; conflitos na psicoterapia, na mediação e no Psicodrama; conflitos e conjugalidade; e os efeitos dos conflitos conjugais para os filhos.

 

Maria Dolores Toloi
Psicóloga, Psicodramatista Didata-Supervisora (Foco Psicoterápico e Socioeducacional), Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica (CRP-SP), Mestre em Psicologia (The University of Michigan), Doutora em Psicologia Clínica (PUCSP), Formação em Mediação pela Fundación Diálogos - Argentina - e Pró-Mulher - São Paulo, Professora do Depto. de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, Professora de Psicologia Jurídica da Universidade Paulista (UNIP).


Sexualidade feminina
Nesses últimos 2 anos, minha área de pesquisa tem sido Sexualidade Humana. Como minha Tese de Mestrado abordou a Sexualidade Feminina na transição da menopausa, gostaria de abordar: Sexualidade Feminina, Desafios para a mulher na Menopausa, Sexualidade na Terceira Idade.

 

Heloisa Junqueira Fleury
Psicóloga. Psicodramatista Didata-Supervisora (Foco Psicoterápico e Socioeducacional). Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Docente e Coordenadora da área científica do DPSedes, Coordenadora da Seção Transcultural da IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes, Supervisora do ProSex – Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria e Orientadora do Curso de Especialização em Sexualidade Humana da FMUSP. Organizadora da Coleção Intervenções Grupais e do livro Práticas grupais contemporâneas (Editora Ágora).


Pesquisa em Psicodrama

 

Mariângela Wechsler
Psicóloga, Psicodramatista Didata-Supervisora pela FEBRAP. Doutora em Psicologia Escolar pela USP. Especialista em Terapia Familiar pela UNIFESP. Profa. da disciplina Supervisão de atendimento grupal - foco socioeducacional - pelo DPSedes. Profa. Disciplina Orientação de Monografia do convênio entre SOPSP-PUCSP. Autora dos livros: Psicodrama e Construtivismo- uma leitura psicopedagógica e Relações entre Afetividade e Cognição- de Moreno a Piaget (Editora AnnaBlume)


Vício de sofrimento!

 

Dirce Fátima Vieira
Psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora pela FEBRAP, nos focos: Psicoterápico e Socioeducacional. Professora-Supervisora do Depto Psicodrama – Instituto Sedes Sapientiae e da Sociedade Paulistana de Psicodrama. Sócia Fundadora da Sociedade Paulistana de Psicodrama e da Oficina do Relacionamento. Autora de textos em revistas especializadas em Psicologia e Psicodrama.