Construção de Conhecimento e Pesquisa

Mariângela Wechsler

 

Caro leitor,

Já faz tempo que não nos comunicamos...mas retornei...e quero convidá-lo a passear comigo por uma vereda talvez árida, mas que vale a pena torná-la palatável, uma vez que perpassa qualquer atividade de nós psicodramatistas, quer seja no setting clínico, quer no socioeducacional.
Já falamos sobre Aprender a Aprender – Funções do Psicodramatista Pesquisador; A Neutralidade, suas raízes e desdobramentos; Alinhando Pesquisa socionômica à Pesquisa-Ação Existencial; Articulando a Pesquisa-Ação Existencial aos métodos Socionômicos...

Quero enfatizar hoje o modo de construção de conhecimento que visualizo quando penso num referencial sociopsicodramático. Primeiramente, quero deixar claro que minhas idéias se fundamentam na Epistemologia Genética (Construtivismo Piagetiano), na Sistêmica Construtivista/ Pensamento Complexo de Morin e na Fenomenologia-Existencial.
Dessa maneira, visualizo este modo de construção de conhecimento em espiral, tendendo para formas e padrões de relação sócio-afetivo-cognitivo cada vez mais complexos, da perspectiva estrutural e funcional. Estas formas e padrões vão sendo construídos “dentro” e “fora” do sujeito, desenhando uma sociodinâmica intra-psíquica e inter-psíquica por intermédio dos papéis que se articulam. Estes papéis articulados (os psicossomáticos, os imaginários e os sociais) são habitados por uma multiplicidade de personagens que tendem a desenhar zonas e constelações de sentidos e zonas e constelações de contradições. As que podem ser pensáveis moram no consciente, na perspectiva do intrapsíquico e no co-consciente na perspectiva do inter-relacional, assim como e as que habitam as profundezas da “alma” dormem no inconsciente ou co-inconsciente.

Dessa maneira, este processo infindável, de organizações e re-organizações, vai constituindo o Sujeito do conhecimento, ao mesmo tempo em que estrutura o mundo ao redor.
Obrigado pelo acompanhamento...

No próximo texto, enfatizaremos algumas categorias que podem orientar o psicodramatista –pesquisador junto à sua demanda de trabalho para suas reflexões sobre este modo de construção de conhecimento

 

Agosto 2008

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Mariângela Wechsler
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