Os efeitos dos conflitos conjugais para os filhos

Maria Dolores Toloi

 

  Conflitos e discórdias entre adultos são eventos comuns no cotidiano dos filhos. Discórdias regulares entre os pais são como partes comuns nos relacionamentos para a maioria dos casais, que vive um casamento harmônico. Porém, o alto nível de conflito marital, dentro de certos parâmetros com constância, alta intensidade e baixo nível de resolução, tornam-se extremamente estressante para a prole, associada ao aumento da propensão dos filhos desenvolverem diversos sintomas patológicos (internalizados ou externalizados), interferindo, de maneira significativa, no desenvolvimento cognitivo e emocional.

Alguns estudos demonstram que a história da criança afeta a maneira como ela avalia e responde aos conflitos entre os pais. Os efeitos dos conflitos podem ser analisados em função da história passada da criança/adolescente exposta aos estímulos específicos e/ou aos estímulos presentes na situação conflituosa.

Na perspectiva dos filhos, o significado do conflito não se articula com a presença ou freqüência da discórdia global. Eles demonstram enorme sensibilidade aos parâmetros centrados na forma e intensidade de expressão dos pais, no percurso emocional da interação, assim como, nos resultados e implicações dos temas abordados. Paralelo a isto, alguns estudos demonstram que os casais apresentam maior freqüência de discórdias durante o período de criação dos filhos.

Outros estudos demonstram que as discórdias em que as crianças/adolescentes estão presentes são as mais negativas emocionalmente e mais destrutivas do que as ocorridas na ausência deles. Conflitos na presença dos filhos têm alta incidência de temas relacionados a eles, tais como, problemas de educação e cuidados diários. Tais temas são considerados especialmente angustiantes para serem debatidos diante deles. Desta forma, a exposição das crianças/adolescentes aos conflitos conjugais é um fator de risco, pois eles tendem a presenciar discórdias relativamente hostis e emocionalmente negativas no ambiente doméstico.

 

Maiores informações na Tese de Doutorado disponibilizada em www.dominiopublico.gov.br

 

Agosto 2007

 

Para comentar a matéria, escreva uma mensagem para:
Maria Dolores Toloi
mdtoloi@hotmail.com