O ALUNO, A PESQUISA E A
PUBLICAÇÃO EM PSICANÁLISE.
por Vera Vassilieff
O Jornal Acto Falho vem dando ênfase à importância do que se chama de “quarto pé” na formação do psicanalista, ou seja, além do tripé: análise pessoal, supervisão e estudos teóricos, é necessário o envolvimento em grupos de estudos, congressos, jornadas, encontros, enfim, participar ativamente na discussão da psicanálise nos seus diferentes vértices.
Nesta nota, pretendemos levantar a discussão da importância da iniciação em pesquisa científica em psicanálise como atividade pertinente a este “quarto pé” para a formação do psicanalista por, pelo menos, considerando-se dois aspectos. É lícito pensar que o desenvolvimento da psicanálise está atrelado à publicação do conhecimento em psicanálise gerado por psicanalistas.1Um outro aspecto, o processo psicanalítico é condição ideal para a investigação, como assinalado por BIRMAN, autor que se dedicou à reflexão sobre a importância da pesquisa em psicanálise para o avanço do saber psicanalítico2.
Assim, tem-se a necessidade de produzir o conhecimento psicanalítico e tem-se a ferramenta para possibilitar a geração deste conhecimento, a saber, o método psicanalítico. Ainda, a tempo, citamos uma frase que norteia a Comissão de Projetos e Pesquisa do Departamento de Formação em Psicanálise: “Entende-se por pesquisa científica em psicanálise a produção de conhecimento psicanalítico, sua divulgação em simpósios, congressos e a sua publicação em livros ou periódicos com política editorial científica seletiva.”
É enganoso pensar que se trata de coisa simples, pois, pelo que se lê na literatura sobre o assunto, a pesquisa científica, por si só, envolve uma discussão complexa em todas as áreas do saber e a pesquisa em psicanálise se apresenta, sob este ponto de vista, como se fosse um campo minado. Trata-se de um campo em que se deve movimentar com cuidado e com conhecimento do que se faz, levando-se em conta que a psicanálise, embora apresentando interfaces com outras áreas do conhecimento, não se alinha facilmente com a maioria delas. Mas, mesmo assim, pesquisa em psicanálise pode ser ensinada em programa objetivo de iniciação à pesquisa pelos quais alunos de psicanálise poderiam participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa .
No Departamento de Formação em Psicanálise há mestres e doutores e há projetos e pesquisas em andamento nos quais eles estão engajados. Como a psicanálise, é dependente de geração de conhecimento para o seu avanço, acreditamos que pode ser pertinente a discussão de propostas que objetivamente atraíssem os alunos para projetos de pesquisa como parte da formação. Assim, alunos poderiam ter a oportunidade de se dedicarem a projetos de pesquisa e também a inerente tarefa da publicação de seus achados, junto a pesquisadores orientadores mestres e/ou doutores do próprio Departamento.
HERRMAN, F & LOWENRON, T. (Org). Pesquisando com o método psicanalítico. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2004.
BIRMAN, J. A direção da pesquisa em psicanálise. In: Psicanálise, Ciência e Cultura. Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 1994.
Vera Vassilieff, veravassilieff@ajato.com.br