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maio 2008

O ALUNO,  A PESQUISA E  A
PUBLICAÇÃO EM PSICANÁLISE.

por Vera Vassilieff

O Jornal Acto Falho vem dando ênfase à importância do que se chama de “quarto pé” na formação do psicanalista, ou seja, além do tripé: análise pessoal, supervisão e estudos teóricos, é necessário o  envolvimento em grupos de estudos, congressos, jornadas, encontros, enfim, participar ativamente na discussão da psicanálise nos seus diferentes vértices.

Nesta nota, pretendemos levantar a discussão da importância da iniciação em pesquisa científica em psicanálise como atividade pertinente a este “quarto pé” para a formação do psicanalista por, pelo menos, considerando-se dois aspectos. É lícito pensar que o desenvolvimento  da psicanálise está atrelado à publicação do conhecimento em psicanálise gerado por psicanalistas.1Um outro aspecto, o processo psicanalítico é condição ideal  para a investigação, como assinalado por BIRMAN,  autor que se dedicou à reflexão sobre a importância da pesquisa em psicanálise  para o avanço do saber psicanalítico2. 

Assim, tem-se a necessidade de produzir o conhecimento psicanalítico e tem-se a ferramenta para possibilitar a geração deste conhecimento, a saber, o método psicanalítico. Ainda, a tempo, citamos uma frase que norteia a Comissão de Projetos e Pesquisa do Departamento de Formação em Psicanálise: “Entende-se por pesquisa científica em psicanálise a produção de conhecimento psicanalítico, sua divulgação em simpósios, congressos e a sua publicação em livros ou periódicos com política editorial  científica seletiva.”

É enganoso pensar que se trata de coisa simples, pois, pelo que se lê na literatura sobre o assunto, a pesquisa científica, por si só, envolve uma  discussão complexa em todas as áreas do saber e a pesquisa em psicanálise se apresenta, sob este ponto de vista,  como se fosse um campo minado. Trata-se de  um  campo em que se deve movimentar com cuidado e com conhecimento do que se faz, levando-se em conta que a psicanálise, embora apresentando interfaces com outras áreas do conhecimento, não se alinha facilmente com a maioria delas. Mas, mesmo assim, pesquisa em psicanálise pode ser ensinada  em programa objetivo de iniciação à pesquisa pelos quais alunos de psicanálise poderiam participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa .

No Departamento de Formação em Psicanálise há mestres e doutores e há projetos e pesquisas em andamento nos quais eles estão engajados. Como a psicanálise,  é dependente de geração de conhecimento para o seu avanço, acreditamos que  pode ser pertinente a discussão de propostas que objetivamente  atraíssem os alunos para projetos de pesquisa como parte da formação. Assim,  alunos poderiam ter a oportunidade de se dedicarem a projetos de pesquisa e também a inerente tarefa da publicação de seus achados, junto a pesquisadores orientadores mestres e/ou doutores do próprio Departamento.

 

HERRMAN, F & LOWENRON, T. (Org). Pesquisando com o método psicanalítico. São Paulo, Casa do Psicólogo,  2004.

BIRMAN, J.  A direção da pesquisa em psicanálise.  In: Psicanálise, Ciência e Cultura. Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar,  1994.

 

Vera Vassilieff,  veravassilieff@ajato.com.br