PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    21 Junho de 2012  
 
 
NOTÍCIAS DO CAMPO PSICANALÍTICO

CONGRESSO DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DO DEPARTAMENTO DE PSICANÁLISE


ELAINE ARMÊNIO [1]


O V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental - nomeado Dietética Corpo Pathos - acontecerá de 6 a 9 de setembro de 2012, em Fortaleza, CE, BR.

O congresso terá as seguintes atividades: Conferências; Cursos; Simpósios; Mesas-Redondas; Seminários clínicos; Entrevistas; Reuniões de grupos; Pôsteres.

Conferência será uma atividade de 50 minutos realizada por cientista de renomada competência, convidado pela Comissão Executiva. O tema da conferência deve versar sobre o tema geral. Ela está sendo concebida como uma atividade dirigida a todos os inscritos. Assim, durante a conferência não ocorrerá outra atividade. Serão quatro conferências, duas internacionais e duas nacionais. Todas as conferências já estão definidas. Responsável por uma das duas Conferências Nacionais: Prof. Dr. Sergio de Gouvêa Franco – (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, SP, Brasil), membro do Departamento de Psicanálise. Título provisório: Morrer ou salvar-se pela boca.

Simpósio é uma atividade realizada por quatro expositores e um coordenador, com duração de 2h30min. Cada trabalho pode ter, no máximo, 30 minutos de exposição. São reservados 30 minutos para a participação do público. A programação prevê a realização de até 8 simpósios, quatro já estão organizados. O 3o Simpósio: A convocação do corpo na clínica psicanalítica terá a participação de Maria Helena Fernandes (Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, Brasil) com o trabalho: O corpo e os ideais na clínica psicanalítica e da Profª. Silvana Rabello (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil), membro do Departamento de Psicanálise, com o título: Os impasses na subjetivação - construção do corpo no autismo.

Entrevista: Entrevista é uma atividade onde um clínico relata sua trajetória. Esta atividade, com duração de 1h45 min, é uma iniciativa da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

De acordo com a grade horária do Congresso, há espaço para uma entrevista. Neste congresso, Trajetória de um clínico - a entrevista, será com a psicanalista Silvia Leonor Alonso, professora do Curso de Psicanálise e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, SP/Br.

As demais atividades ainda estão sendo formuladas, pois as inscrições para trabalho nas mesas, pôsteres e seminários estão abertas até 30 de junho de 2012. Colegas membros do Departamento irão propor trabalhos para mesas e pôsteres.

Para maiores informações, consulte o site abaixo:
http://www.psicopatologiafundamental.org/vcongresso/index.php?pagina=home



________________________________

[1] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Equipe Editorial deste Boletim.



 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/