PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    33 Abril 2015  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

III JORNADA DO FEMININO



ELAINE ARMÊNIO[1]



O grupo de trabalho e pesquisa O feminino e o imaginário cultural contemporâneo propôs a realização da III Jornada Temática do Feminino: Corpos, sexualidades, diversidade para os dias 19 e 20 de junho de 2015. O Grupo do feminino, coordenado por Silvia Leonor Alonso, começou suas atividades em 1997 e continua até hoje.

É com entusiasmo que recebemos esta notícia, pois as jornadas anteriores foram excelentes – pela amplitude das trocas, a efetivação das várias pesquisas, a qualidade dos textos e trabalhos apresentados.

A I Jornada: Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâneo realizada em 2001 inaugurou no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae uma forma de jornada que tem na sua modalidade uma presença bastante ampliada de trabalhos. Foram mais de trinta expositores, que mostraram suas ideias, realizaram pesquisas, efetivando uma troca rica e estimulante. E, desta forma, instaurou a possibilidade de um conhecimento e reconhecimento maior entre os membros nas suas produções teóricas e clínicas. A multiplicidade das temáticas percorreu uma gama imensa de perspectivas sobre o feminino no mal-estar contemporâneo: as anorexias, a maternidade, a sexuação, a literatura e a relação com as artes. Presente em vários textos, o corpo como um campo de batalha, como estranhamento, como excesso de preocupação e de centralidade na construção subjetiva contemporânea. São trabalhos de vanguarda que iniciam, junto com vários outros estudos - da filosofia, sociologia e antropologia - a reflexão sobre o lugar do corpo no contemporâneo.

Em 2002 foi publicado o livro: Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâneo organizado por Silvia Leonor Alonso, Aline Camargo Gurfinkel, Danielle Melanie Breyton. O livro traz o registro da riqueza e qualidade dos trabalhos apresentados na jornada. É uma ótima publicação que vem tendo uma repercussão bastante significativa. A primeira edição esgotou, e em 2014 o livro foi reeditado e está na sua 2ª edição.

A II Jornada: Interlocuções sobre o feminino na clínica, na teoria e na cultura, que aconteceu em 2007, manteve as qualidades e parâmetros da primeira: um número grande de expositores, uma troca fecunda e estimulante de aspectos teóricos e clínicos. Os trabalhos apresentados seguiram traçando as linhas contemporâneas das questões do feminino. Linhas que se fazem também nos avanços tecnológicos e suas questões, presentes na pesquisa clínica sobre reprodução assistida. Os trabalhos também percorreram de forma exuberante várias outras vertentes do contemporâneo: a violência, o desamparo, as questões da oralidade, o ser filha, a maternidade hoje, as estéticas do corpo erógeno feminino. E, ainda: poéticas do feminino, as mulheres artistas, o feminino no cinema. Nas relações amorosas: a atração, a servidão e os enigmas da sexualidade.

No ano seguinte, em 2008 foi lançado o livro sobre a II Jornada: Interlocuções sobre o feminino na clínica, na teoria, na cultura, organizado por Silvia Leonor Alonso, Danielle Melanie Breyton, Helena M. F. M. Albuquerque. Um livro ótimo que reproduz os trabalhos apresentados na jornada e com a publicação amplia as possibilidades de trocas teóricas e clínicas sobre o feminino no contemporâneo.

A III Jornada traz a perspectiva de uma realização muito interessante, pois elenca e interpela por pesquisas e reflexões em questões fundamentais do contemporâneo sobre as sexualidades, a diversidade, o corpo. E com isto esta Jornada segue a vocação presente nas outras jornadas de fomentar discussões e trocas sobre as problemáticas mais importantes da trama social. Problemáticas que vêm forçando uma transformação que repercute em todos os âmbitos do tecido social: na subjetividade, na economia, no jurídico, nas instituições como o casamento, a filiação, nas artes, na cultura.

 

______________________________

[1] Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae..






 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/