PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    38 Junho 2016  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

LAPLANCHE REDESCOBERTO


Heidi Tabacof [1]


Em uma circunstância familiar, no começo de 2014, em Paris, dei de presente a Christophe Dejours uma cópia do vídeo Traduzir, realizado em 1993, considerando a forte relação que havia entre ele e Jean Laplanche, falecido pouco mais de um ano antes.

Alguns meses depois, Dejours propôs a inclusão do vídeo na programação do Colóquio de Cerisy: La seduction à l'origine, sobre a obra de Jean Laplanche. O trabalho despertou grande interesse entre os psicanalistas que o assistiram, especialmente os tradutores da obra de Laplanche para idiomas estrangeiros, que lá estavam reunidos durante a semana de realização do evento, no castelo que é sede do Centre Culturel International de Cerisy.

No vídeo, Laplanche - que, como todos sabem, além de autor original da psicanálise é responsável pela primeira tradução da obra de Freud diretamente do alemão para o francês - conversa com Haroldo de Campos, poeta e tradutor brasileiro, sobre o trabalho de tradução que realizavam em campos diferentes, com perspectivas diversas. O resultado é uma discussão vigorosa, na qual o pensamento de cada um se desenvolve com precisão, rigor e intensidade crescentes.

Agora, ao mesmo tempo em que nos chega de Paris o pedido de inserção do vídeo no site da Fondation Jean Laplanche, a revista Percurso produz um número temático sobre o autor, e manifesta o desejo de publicar a transcrição do texto do vídeo, traduzido ao português, a partir da versão original, em francês.

Dessa maneira, finalmente vem a público o vídeo Traduzir, vinte anos depois de sua realização, após uma longa latência, efeito de vicissitudes institucionais dissipadas pelo tempo.

É uma grande satisfação anunciá-lo aqui, no Boletim, pois se trata de uma coprodução do Núcleo de Psicanálise, Cinema e Vídeo [2] e do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Um precioso produto nosso que, redescoberto, poderá circular no mundo através dos novos meios de veiculação disponíveis. 

A gravação aconteceu em âmbito fechado, durante o evento Jean Laplanche em São Paulo, realizado pelo Departamento em 1993, a partir da proposta de Ana Maria Sigal - uma de suas organizadoras - e das integrantes do Núcleo: Cida Aidar, Heidi Tabacof (direção cinematográfica), Lucia Lima e Marta Azzolini, realizadoras do vídeo. Além da proponente, participam do debate Miriam Chnaiderman e Renato Mezan.

Aguardem!


________________________________

 

[1] Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise; professora do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

[2] O Núcleo de Psicanálise, Cinema e Vídeo desenvolveu suas atividades entre os anos 1986 e 2000, produzindo vídeodocumentários e o curta metragem ficcional A mulher do atirador de facas, premiado no Festival de Gramado em 1989.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/