PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    39 Setembro 2016  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

ESTUDANTES DO IFSP ASSISTIRAM A LEITURA DE TEXTO TEATRAL BASEADO NAS CARTAS DE EINSTEIN E FREUD SOBRE A GUERRA


RICARDO ROBERTO PLAZA TEIXEIRA [1]



No dia 06 de agosto de 2016, sábado, pela manhã, três estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, estiveram no edifício do Instituto Sedes Sapientiae, na cidade de São Paulo, onde assistiram a leitura dramática de um texto teatral baseado na troca de cartas entre Einstein e Freud, tendo como eixo condutor uma reflexão sobre as causas da existência das guerras. Os três estudantes presentes no evento foram João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos e Brenda da Rocha.


Durante esta atividade, se juntaram aos membros do IFSP-Caraguatatuba presentes, a Profa. Dra. Divina F. Santos (da área de Educação do Centro Universitário Módulo) e a Profa. Dra. Renata P. Teixeira (da área de Psicologia do campus de Cubatão do IFSP), bem como a estudante Gabriela Garcia (do curso de psicologia da PUC-SP), a estudante Letícia Barbosa (do curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – UnB) e o estudante Luiz Eduardo Veriato (do curso de Relações Internacionais da PUC-SP), que colaboraram com o debate e troca de ideias após a leitura dramática.



O Sedes Sapientiae é uma instituição com trabalhos nas áreas da saúde mental, educação e filosofia, que foi criada em 1977 e que está localizada nas proximidades do prédio do bairro de Perdizes da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com a qual tem fortes laços de cooperação. Segundo sua carta de princípios, o Sedes Sapientiae objetiva realizar atividades que consagram o homem como princípio, a realidade social brasileira como campo de trabalho, o exercício da defesa dos direitos humanos como método e a libertação como fim. Durante a ditadura militar, esta instituição tornou-se um espaço de resistência política, acolhendo perseguidos e organizando reuniões e encontros, e atualmente ela realiza serviços de reparação psicológica aos afetados pela ditadura.

A comissão do Sedes Sapientiae coordenadora do evento foi constituída por Celia Klouri, Maria Cristina Prandini e Maria Silvia Bolguese. A leitura dramática foi feita pelos atores Joca Andreazza, Rodrigo Matheus e Bel Kovarick, com as inserções musicais do violino de Leonardo Padovani e sob a direção de Carla Candiotto. Durante a peça, ocorrem os diálogos entre o físico Albert Einstein e o psicanalista Sigmund Freud (e também, em alguns momentos, com sua filha, Anna Freud), em um encontro fictício que teria ocorrido entre eles em maio de 1933, na casa de Freud na cidade de Viena (Áustria), no dia em que o ministro da propaganda do governo nazista, Goebbels, fez um importante pronunciamento à nação alemã. A leitura do mesmo texto teatral, que ocorreu no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise, em 06/11/2015, pode ser vista no link: https://www.youtube.com/watch?v=xVlwI2lNzpA.


Esta peça dramática intitulada Freud-Einstein: maio de 1933 foi escrita pelo psicanalista e dramaturgo francês Alain Didier-Weill e foi baseada na troca de cartas que realmente ocorreu entre Einstein e Freud, em 1932, cartas estas que foram publicadas mais tarde com o título de Por que a guerra? . A tradução destas cartas para o português pode ser encontrada no link: http://areas.fba.ul.pt/jpeneda/FreudEinstein.htm. O texto procura refletir sobre as causas da guerra, mas também sobre as raízes do fascismo, do ódio e da intolerância. Einstein e Freud foram grandes pensadores de origem judaica que também sofreram as terríveis consequências da ascensão do nazismo ao poder na Alemanha em 1933. No maior conflito armado da história, a Segunda Guerra Mundial, foram mortos cerca de 60 milhões de seres humanos, não somente soldados no campo de batalha, mas também civis por formas brutais de extermínio em massa. Após a leitura dramática da peça, ocorreu um debate, sobre o seu conteúdo, com os psicanalistas Mauro Mendes Dias e Miriam Chnaiderman.

 
Debate após a leitura do texto teatral

Após as reflexões iniciais dos dois debatedores convidados, o público presente realizou várias intervenções, sobretudo alertando para a atualidade do texto teatral, com o aumento da xenofobia contra imigrantes na Europa e nos Estados Unidos e com o aumento da intolerância no Brasil, como foi possível perceber pelas agressões sofridas na rua por artistas como Chico Buarque e Letícia Sabatella, devido às suas posições ideológicas – o que reflete uma política de ódio que vem se disseminando de modo crescente.

 


Após o final do evento, o grupo se deslocou para o prédio da Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, na cidade de São Paulo, onde em meio aos livros, continuou a debater sobre diferentes aspectos desta peça teatral.

 

 
A participação de estudantes de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba em eventos acadêmicos e culturais como este colabora imensamente com o seu amadurecimento intelectual. Os licenciandos em matemática presentes avaliaram que foi muito positiva a sua participação nesta leitura dramática para a sua formação acadêmica e universitária.

 

________________________________

[1]Bacharel e licenciado em Física pela Unicamp, bacharel e licenciado em História pela USP, mestre e doutor em Física Nuclear pela USP. Professor do campus de Caraguatatuba do IFSP.



 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/